A passagem para as papas e os sólidos nem sempre é pacífica. O bebé vai ter de aprender a mastigar o que implica comer mais devagar e a satisfação é mais lenta. O primeiro instinto é continuar a deglutir como se estivesse a beber leite e o contacto com a colher pode não ser bem aceite. É preciso uma boa dose de paciência e insistir para o bebé perceber que vai gostar da novidade.
- Mesmo antes de saber mastigar o bebé está habituado a explorar tudo com a boca, e é por isso que leva os objetos de forma sistemática à boca. Pode começar por lhe dar brinquedos adequados para mastigar para ele se ir habituando.
- Proponha um alimento para roer como uma cenoura inteira, só para ele levar à boca e tentar morder.
- Faça demonstrações! Tente que toda a família coma em simultâneo. O bebé é observador e está sempre a aprender com o exemplo.
- Para dar o exemplo nesta fase demonstre colocando um alimento na boca e mastigando de forma exagerada para ele perceber.
- Dê prioridade a alimentos sólidos fáceis de mastigar e que se desfazem na boca. Na fase de introdução dos sólidos, um alimento muito duro vai ficar às voltas na boca e o bebé pode até engasgar-se.