O nascimento dos dentes é um processo doloroso para o bebé. Existem sinais que os dentes vão começar a romper que podem explicar quase sempre o incómodo e mal-estar do bebé. Conheça aqui em detalhe o ciclo dos dentes do bebé.
Os primeiros sinais podem surgir 1 mês antes da erupção do dente.
Os sintomas são:
- irritabilidade
- dificuldade em dormir
- gengivas inchadas
- recusa em comer ou mamar
Nesta fase é natural que o bebé se babe muito, leve sistematicamente as mãos à boca e não queira comer. Simplesmente porque tem dores. Por vezes pode até fazer febre.
Como aliviar o bebé?
Massajar as gengivas com algo frio, ou mesmo gelado, ajuda. Os mordedores ou anéis de dentição que vão ao frigorífico ou ao congelador são ótimos e práticos. Os bebés conseguem pegar com as mãos e “roer”. Se o bebé estiver muito aflito fale com o pediatra porque existem géis muito frescos para alívio da dor no nascimento dos dentes.
Existem também algumas dicas caseiras que podem ajudar. Veja aqui as nossas sugestões.