O ciclo de nascimento dos dentes do bebé dura cerca de 3 anos. Assim, este é o tempo necessário para a dentição de leite estar completa, com 20 dentes.
Pode começar aos 3 meses de idade e tem habitualmente 4 fases:
6 a 12 meses
Os primeiros dentes de leite começam a romper a gengiva. Assim, o primeiro aparece habitualmente aos 6 meses. O mais comum é nascerem primeiro os dois incisivos centrais de baixo. De seguida, nascem os dois de cima. Até aos 12 meses o bebé vai ter 8 dentes incisivos.
Nesta fase, é natural que o bebé tenha dores, bochechas e gengivas inchadas e se babe muito. O processo pode começar um mês antes do primeiro dente conseguir romper.
Alimentos frios e argolas para morder, que se podem colocar no frigorífico, podem aliviar a dor.
12 a 18 meses
Começam a nascer os primeiros molares.
18 a 24 meses
Nascem os dentes caninos.
24 a 36 meses
Nascem os segundos molares.
A partir dos 12 meses, é provável que os sintomas mencionados se mantenham. Em alguns casos, é possível que até se agravem. Existem bebés que perdem o apetite, têm dificuldade em dormir ou ficam irritáveis. É natural, dado que podem ter muitas dores. Para aliviar as dores pode recorrer a anéis de dentição. Existem várias opções: com texturas e formatos diferentes e anéis que se colocam previamente no frigorífico para ficarem gelados, o que ajuda a acalmar o desconforto.
A partir dos 12 meses, é provável que os sintomas mencionados se mantenham. Em alguns casos, é possível que até se agravem. Existem bebés que perdem o apetite, têm dificuldade em dormir ou ficam irritáveis. É natural, dado que podem ter muitas dores.
Para aliviar as dores pode recorrer a anéis de dentição. Existem várias opções: com texturas e formatos diferentes e anéis que se colocam previamente no frigorífico para ficarem gelados, o que ajuda a acalmar o desconforto.
