Promover a resiliência nas crianças

AE RR musculos web | Auchan&Eu

Em termos gerais, a resiliência é a capacidade que cada pessoa tem em se adaptar e enfrentar mudanças ou situações traumáticas.

As crianças podem ter maior ou menor facilidade de reação. Alguns hábitos e brincadeiras podem ajudar a desenvolver esta característica tão importante desde criança.

O fator determinante para desenvolver a resiliência na infância é um relacionamento estável com pelo menos um adulto de confiança. É preciso que a criança desenvolva autoestima e autoconfiança, mas que também saiba que tem com quem contar.

Aqui ficam algumas sugestões para ajudar a desenvolver a resiliência:

  • Não resolver todas as vontades da criança: estimular que ela resolva sozinha algumas de suas necessidades (conforme a idade) aumenta a autoconfiança;
  • Em vez de dar respostas, tente que a criança pesquise ou pense em soluções possíveis;
  • Estimular as amizades, a solidariedade e a troca de experiências, mostrar como as pessoas se podem ajudar;
  • Dar oportunidades de escolha, para que a criança sinta que as sua decisões são importantes;
  • Valorizar esforços e progressos para estimular perseverança,
  • Incluir na rotina da criança o tempo para brincar livremente, sem compromissos ou preocupações;
  • Ajudar a enfrentar com tranquilidade quando algo se passa diferente do planeado e pensarem juntos na melhor forma de resolver o problema;
  • Respeitar o momento de frustração, mas depois conversar sobre o que se passou.

É possível ensinar e aprender a brincar:

  • Que tal fazer uma mudança de personagem na história ou de brinquedo no meio da brincadeira? Veja como a criança reage à alteração e estimule-a a criar caminhos alternativos.
  • Jogos de cartas ou de tabuleiro que misturam estratégia e sorte são boas oportunidades para mostrar que nem tudo está nas nossas mãos, mas que podemos adaptar-nos às situações.
  • Brincadeiras e desafios de longo prazo são perfeitas para ensinar que nem tudo é imediato: montar puzzles; fazer atividades com tinta em que é preciso esperar para secar; juntar dinheiro para comprar algo que a criança queira; plantar uma semente num vaso ou um feijão no algodão;