O contacto com o ar livre, de preferência em espaços verdes é muito benéfico para os bebés, mesmo pequeninos. Existem alguns cuidados a ter mas a experiência do exterior é estimulante para todos.
Estimula os sentidos
Estar em contacto com a natureza implica uma descoberta constante de sons, aromas e imagens novas. Sentir a brisa, o calor do sol, a frescura da sombra, ouvir sons de pássaros e insetos, cheirar o aromas das plantas e das árvores, são tudo estímulos gratificantes e que excitam a curiosidade. Os bebés vão reter a memória dessa experiência e com o tempo vão querer nomear o que viram e sentiram com a ajuda dos adultos, claro. À medida que crescem, essas experiências vão ser cada vez mais gratificantes e a curiosidade vai permitir desenvolver a sua criatividade.
Estimula a motricidade
A liberdade de movimentos, quando eles começam a conquistar a motricidade, pode ser mais um estímulo para o fortalecimento muscular e o equilíbrio dos movimentos. Andar ou até gatinhar na relva ou na areia da praia (de preferência areia molhada mais estável), são fatores que ajudam ao desenvolvimento motor. Com a devida supervisão o bebé pode até explorar sozinho os espaços, porque o risco de se magoar é menor.
No entanto, nestes espaços a atenção tem de ser redobrada porque ele vai certamente tentar “provar” tudo o que o rodeia. Evite situações de ingestão que possam ser nocivas mas pode ser um pouco flexível na exploração. O bebé pode tocar com os lábios na água salgada, cheirar uma flor, etc. Tudo isso também irá contribuir para a sua imunidade. Deve, no entanto, contactar o pediatra para avaliar até onde pode ir nestes estímulos, nomeadamente no caso da praia e da exposição ao sol que é muito agressivo para os mais pequeninos.
Estimula a adoção do círculo circadiano (perceção dia/noite)
Acordado de dia e a dormir à noite? Parece óbvio mas para os bebés tem de ser conquistado. O ciclo de sono é algo que deixa os pais exaustos nos primeiros meses porque o bebé leva habitualmente algum tempo a ajustar o seu ritmo e nem sempre se adapta ao ciclo do dia e da noite. Os passeios repletos de estímulos e sobretudo com bom tempo, muita luz e sol ajudam a separar o dia da noite e cansam. Mesmo que o bebé esteja a dormir de dia, é importante que haja luz para que o seu cérebro comece a identificar o ciclo do dia e da noite.
Afinal, passear seja na praia ou no campo é uma experiência libertadora para toda a família. Para os bebés a experiência será ainda mais intensa e positiva desde que se tenham todos os cuidados necessários. Bons passeios!