Dietas sem sacrifícios, suplementos alimentares e fármacos são um ínfimo exemplo da oferta comercial que envolve a gestão do peso.
Mas será que estamos devidamente esclarecidos sobre as ofertas existentes?
Diariamente somos aliciados com dietas de perda de peso que promovem a restrição de alimentos como frutas e legumes, sendo estes substituídos por suplementos alimentares, ou por dietas com restrição de hidratos de carbono que são a base da pirâmide alimentar.
Será saudável ir contra os princípios de uma alimentação razoável substituindo alimentos por suplementos ou excluindo alimentos que são a base de uma alimentação equilibrada?
A verdade é que não existem dietas milagrosas. As dietas devem ser adaptadas a cada indivíduo, às suas preferências, estilo de vida e motivações.
Muitas vezes pensa-se que o sucesso da perda de peso implica comer menos. Mas será que conseguimos manter este comportamento a longo prazo? Um controlo rígido da restrição alimentar tem sido associado a piores resultados na gestão de peso a médio e longo prazo do que um controlo mais flexível.
O essencial é sentir-se motivado para controlar a dieta alimentar, podendo fazer escolhas diversas e colocar em prática rotinas simples. Aqui vão algumas estratégias de gestão de peso:
- Acordar 15 minutos mais cedo e fazer um bom pequeno-almoço;
- Ter sempre sopa feita em casa para evitar assaltos à despensa quando se chega a casa;
- Servir as refeições diretamente do tacho para o prato, não levando para a mesa tachos ou travessas durante as refeições;
- Fazer a lista de compras antes de ir ao supermercado;
- Ir às compras sem fome. Após uma refeição as escolhas são mais equilibradas;
- Não comprar para casa “alimentos” aos quais não consegue resistir;
- Em contexto social não se restringir em demasia. Assim compensa os esforços da semana;
- Estabelecer uma frequência semanal mínima para a prática de exercício;
- Partilhar as suas estratégias com os que o rodeiam para estimular a motivação;
- Criar as suas próprias estratégias! Pense nos comportamentos que já modificou com êxito e conceba as suas próprias estratégias.
Simone Fernandes, Nutricionista do Movimento 2020.
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº1432N.