Como reforçar a nossa imunidade com alimentos?

AdobeStock 62326928 web | Auchan&Eu

Com o frio, o nosso sistema imunitário tem mais dificuldades em fazer frente a todas as adversidades: vírus, bactérias, mudanças bruscas de temperaturas e uma alimentação rica em açúcar e gordura, motivada pelo frio e pelos dias mais cinzentos que nos levam a procurar alimentos mais calóricos… Para ter um auxílio nesta tarefa, é essencial seguir uma alimentação variada e equilibrada!

Para atingir o objetivo, deve incluir legumes, frutas e outros produtos naturais na sua alimentação diária, de forma a dar ao sistema imunitário os nutrientes de que necessita para ficar mais forte. Falamos, entre outros, das vitaminas A, B6, B9 (ácido fólico), C e E; cobre, ferro, selénio, zinco; ómega 3; probióticos e pré-bióticos.

Na lista que se segue, apresentamos-lhe alguns dos alimentos que podem ajudar a reforçar a sua imunidade:

  • Batata-doce – A nível nutricional, é das fontes vegetais mais ricas em vitamina A. Cerca de 100g de batata-doce fornecem quase a dose diária recomendada desta vitamina e quase metade das necessidades de vitamina E. A presença de carotenóides, bem como de antocianinas, dão a cor alaranjada e púrpura a este alimento, fazendo dele uma importante fonte de antioxidantes com elevado potencial anti-inflamatório e protetor celular.
  • Gengibre – Possui propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antioxidantes. Aproveite para experimentar a nossa receita de chá de gengibre com limão.
  • Alho – Estimula o sistema imunitário e tem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais.
  • Iogurtes e leites fermentados – Possuem probióticos que reforçam o sistema imunitário.
  • Regra geral, todos os legumes devem ser consumidos. Ainda assim, a beterraba confere um bom teor de ácido fólico, tal como os espargos. A cenoura possui vitamina A e por sua vez os espinafres possuem boas quantidades de ácido fólico, vitamina A e ainda vitamina C.
  • Laranja, toranja, morango, kiwi, limão, frutos vermelhos, papaia, brócolos, agrião, couves  – Possuem vitamina C. Esta vitamina desempenha um importante papel no combate ao stress oxidativo: protege as células e contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário.
  • Ovos, leguminosas, sésamo, nozes, amêndoas e amendoins – São alimentos com bom teor de zinco. Este mineral desempenha funções cruciais em diversos processos biológicos do organismo, sendo importante para o bom funcionamento do sistema imunológico.
  • Canela – Possui ferro, o que ajuda a fortalecer o sistema imunitário.
  • Chás e infusões  – No geral, podem possuir propriedades calmantes, digestivas e antioxidantes.

Reforce as defesas do seu organismo! Faça uma alimentação variada, equilibrada e saudável de forma a obter todos os nutrientes de que necessita.

Sara Martins, Nutricionista Auchan
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº3103N