Cereais: faça você mesmo!

Dollarphotoclub 69666289 web | Auchan&Eu

Os cereais de pequeno-almoço representam uma das melhores alternativas ao pão para o pequeno-almoço e refeições intermédias. No entanto, as suas características nutricionais podem apresentar grandes diferenças entre as várias tipologias de cereais.

No geral deverá preferir cereais integrais e ter como referência que 1 porção de cereais de pequeno-almoço não lhe deverá fornecer mais do que 1 pacote de açúcar por porção (o que significa que não deverá apresentar mais de 23g por porção de 35g). Muitos são os cereais disponíveis que vão de encontro a esta característica, incluindo alguns muesli e granolas. Pode fazer a sua própria mistura de cereais com aveia, trigo e cevada, onde pode também incluir sementes e frutos secos. Para melhorar o seu sabor e textura, pode torrá-los no forno.

Quando os cereais mais açucarados fazem mesmo parte da despensa, opte por substituí-los parcialmente, misturando-os com cereais com menor teor de açúcar, como os flocos de milho, ou os flocos de farelo de trigo e ir assim, diminuindo gradualmente o teor de açúcar que ingere associado aos cereais de pequeno-almoço.

Vera Fernandes, Nutricionista do Programa de Alimentação Saudável do Jumbo.
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº 1581N.