Abóbora: Jantares de Halloween

A abóbora é a imagem de marca do Halloween, servindo nesta altura também como decoração. Habitualmente podemos utilizá-la para fazer sopa, doces e sumos, ou como acompanhamento das refeições. É um hortícola muito versátil e além disso com muito pouco valor calórico:

É verdade: 1kg de abóbora tem apenas 98 kcal e por isso temos muitas razões para a incluir na nossa alimentação com frequência. Além disso, a sua cor laranja prova que contém betacaroteno, o que é bom para a nossa saúde (devido ao seu poder antioxidante) e, ao mesmo tempo, muito interessante para criar pratos coloridos.
E como estamos no outono, altura da abóbora, vamos explorar todo o potencial deste hortícola tão interessante e as utilizações para um jantar de Halloween:

  • Sopa: excelente para incluir na base da sopa pois dá cor, textura e sabor mas muito poucas calorias; combina bem com curgete ou chuchu, por exemplo.
  • Puré: para quebrar a monotonia do arroz, massa ou batata, os purés de vegetais são uma opção sem fim de combinações – abóbora com batata-doce funciona na perfeição, mas abóbora com couve-flor é também delicioso e uma boa forma de convencer as crianças a diversificar os hortícolas.
  • Recheada: com cogumelos, com carne picada, atum ou mozzarella fresca (como na receita) é uma forma diferente, mas igualmente deliciosa, de comer abóbora e pode agradar a gostos variados, podendo cada metade ser recheada com ingredientes diferentes.
  • No forno: para um ótimo acompanhamento, basta assar a abóbora em cubos no forno com um pouco de tomilho ou orégãos. Fica crocante no exterior mas húmida no interior. Também pode ser combinada com cubos do mesmo tamanho de batata, curgete ou cenoura, por exemplo.
  • Sobremesas: pode ser utilizada em vez do açúcar para conferir um sabor doce às suas sobremesas, como por exemplo o cheesecake de tofu em doce de abóbora e o bolo de abóbora e aveia.

 

Patrícia Fernandes, Nutricionista do projeto Nutrifiteam
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº 1632N

PUB PUB