Desafio vegetariano: o desafio onde todos saem a ganhar!

AE vs desafio vegetariano | Auchan&Eu

Qual é a sua Resolução de Ano Novo?

O Desafio Vegetariano traz-lhe uma sugestão – experimentar uma alimentação de base vegetal durante um mês, com imensas receitas e apoio personalizado, e tudo gratuitamente – porque vegetariano é bom para a saúde, para o planeta, para os animais, e não, não pesa na carteira – Um Desafio onde todos saem a ganhar!

Ora façamos as contas: poupa na Carteira e ganha refeições mais económicas; poupa nas gorduras más e ganha na Saúde; e poupa no ambiente… e ganhamos todos um Planeta por muitos mais anos de vida!

Um Estudo1 da Universidade de Oxford, publicado na revista The Lancet Planetary Health, demonstrou  que em países desenvolvidos, incluindo toda a Europa Ocidental, a adopção de uma alimentação vegana, vegetariana ou flexitariana pode reduzir até um terço a despesa em alimentação de cada pessoa, pela ordem apresentada.

Já a ONU vem a dizer há algum tempo, e também um novo Estudo2 de Oxford, que especificamente, as dietas de base vegetal podem reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em até 73%, e os gastos de água doce em um quarto. E precisaríamos de menos 3,1 mil milhões de hectares (76%) a menos, em terras agrícolas.

A isto, acrescenta e aponta, ainda, um Relatório3 da ONU, outros “co-benefícios que incluem a redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e redução da mortalidade por doenças não transmissíveis relacionadas à dieta”.

A juntar-se a Rita Blanco, Heitor Lourenço, Sandra Cóias, Zé Manel, Mafalda Luís de Castro, Alexandre da Silva, e mesmo a Fernando Alvim, Embaixadores do Desafio Vegetariano, o Convite, este ano, é-nos trazido por Marco Horácio, acompanhado pelo Afonso Mendes Branco, filho de 12 anos de Rita Mendes, e pelo Raminhos, com uma participação especial no filme da Campanha.

A nova Campanha foi lançada a 16 de Dezembro, a nível nacional, aproveitando, assim, a força das Resoluções de Ano Novo, para quem, pelos vários bons motivos queira reduzir ou eliminar o consumo de carne e outros produtos de origem animal, desde logo, pela Sustentabilidade do nosso Planeta, por motivos Éticos, pela nossa Saúde, ou até mesmo para Poupar, sendo uma mais valia em tempos de crise.

Para demonstrar do que estamos a falar, este mês estamos a publicar Receitas de que todos gostam, cheias de proteína, baseadas em leguminosas, simples e rápidas de fazer, super saborosas e super económicas! Com ingredientes da Auchan, umas Pataniscas de Alho Francês com Arroz de Feijão, feitas com farinha de grão-de-bico, podem custar apenas cerca de €0,85 por pessoa, e um Strogonoff de Grão e Seitan, cerca de €1,35.

Basta inscrever-se em desafiovegetariano.com para receber e-mails com Ementas com receitas de base vegetal, super saborosas e económicas, e Informação sobre nutrição, sobre o nosso impacto ambiental, entre muitas outras coisas, e passa a ter acesso a um Grupo Privado de Apoio com uma Equipa de Nutricionistas e de uma Equipa de Mentores amáveis e experientes em diversas áreas, nomeadamente, Cozinha, Maternidade e Desporto, que acompanham os participantes interessados.

O Desafio é simples, é grátis e muuuuito saboroso, e são já 40.000 as pessoas que aceitaram o Desafio!😊

Elisa Nair Ferreira | Coordenadora do Desafio Vegetariano

A autora não utiliza o acordo ortográfico