Aprender a andar de bicicleta é uma daquelas vitórias saborosas quando somos miúdos. Esta é uma atividade que nos vai sendo incutida desde cedo, parece tarefa fácil (ainda com as rodinhas extra a ajudar) mas na realidade, e passando para a vida adulta, os benefícios associados à prática de exercício em bicicleta são vários:
- Melhora a condição cardiovascular;
- Aumenta a resistência muscular;
- Tonifica as pernas;
- Contribui para a perda de massa gorda;
- Ajuda na perda de peso;
- Contribui para o ganho de massa muscular;
- Alivia o stress;
- Provoca a sensação de bem-estar físico e psicológico;
- Potencia a sensação de superação pessoal;
- Promove a integração num grupo.
Fomos falar com Ricardo Arnaut, Diretor Técnico do People Family Club na Promoteam Spinning Portugal, e percebemos que o Spinning é para todos. Pode ser praticado, desde que devidamente adaptado, dos 14 (maturação fisiológica e altura suficiente para utilização das bicicletas indoor representadas pela “Precor Ibéria”) até a ter idade suficiente para pedalar com conforto.
A bicicleta é o elemento chave para praticar esta modalidade mas há outros acessórios que potenciam o treino, tais como:
- Os calções de ciclismo ou “bib’s”;
- Os jersey’s ou tshirts respiráveis;
- As luvas de ciclismo;
- Os sapatos de encaixe;
- Uma grande dose de motivação.
O tempo médio de uma aula de Spinning varia entre 30 a 50 minutos e é capaz de nos preparar, seja iniciado ou atleta profissional, para o treino outdoor. Aumenta a nossa capacidade física e é, sem dúvida, uma excelente alternativa, por exemplo, para quem deixa de pedalar no inverno, pelas questões climatéricas. Para começar basta mesmo ter a bicicleta e a motivação.
Teresa Almeida
Técnica de Exercício Físico nº11611
www.portugalemforma.com