Muito se ouve agora falar nesta modalidade – o CrossFit – que tem apaixonado atletas e até conquistado (ex)sedentários, não só pelos rápidos resultados que mostra mas, também, porque cada treino é um treino, logo, não há rotina.
O CrossFit baseia-se em exercícios e movimentos funcionais, a alta intensidade e sempre com bastantes variações. Não há treinos iguais. É um treino de força e condicionamento físico geral e normalmente divide-se em cardio, ginástica olímpica (ou peso do corpo) e pesos externos ao corpo.
Quem pratica CrossFit vê aumentada a sua resistência cardiovascular, agilidade, equilíbrio, coordenação e velocidade. Um treino típico passa por um aquecimento, prática de técnica ou treino de força e depois um WOD (workout of the day – treino do dia). Não só os exercícios são variados como o material que se usa: barras olímpicas, kettlebells, pesos livres, argolas, cordas, bolas, caixas, elásticos, pneus, correntes entre outros, mas o peso corporal também é muito usado e tido em conta.
O desafio do treino é individual e passa por superar-se a si mesmo. Por isso, à priori, pode ser praticado por qualquer pessoa independentemente da sua condição física. O espírito de equipa e de “camaradagem” é inigualável. Vive-se um espírito muito solidário e todos são bem-vindos aos treinos.
O CrossFit melhora:
- a flexibilidade;
- a capacidade cardiovascular e respiratória;
- o equilíbrio;
- a tonificação muscular;
- e aumenta a força;
- o nível de stress (reduzindo-o);
- o nível de energia e auto-confiança e promove o espírito de equipa;
- percentagem de gordura (reduzindo-a);
- a resistência muscular (aumentando-a);
- a condição física em geral;
- a prevenção de lesões, quando praticado com o auxílio de profissionais qualificados.
O CrossFit pode ser praticado inclusive por grávidas, idosos e crianças, desde que acompanhado por profissionais qualificados/certificados para esta modalidade específica. Não diga à partida que não consegue, que não é para si. Experimente e avalie depois. Caso seja iniciado ou tenha alguma limitação informe o instrutor antes de começar a aula.
Teresa Almeida.
Técnica de Exercício Físico nº11611
www.portugalemforma.com