A tecnologia trouxe os wearables para a vida de muitos de nós. Wearables, muito resumidamente, é tecnologia que se usa, como usamos roupa ou acessórios. Existem tantos aparelhos que, por vezes, é difícil de perceber a função de cada um. E também as diferenças.
Um desses casos é o das Smartbands e os Smartwatches.
Estes têm funções e características em comum, nomeadamente:
- são usados no pulso
- indicam as horas
- têm funções de fitness ou saúde
- podem ser sincronizados com o smartphone
Mas quais as diferenças entre Smartbands e Smartwatches?
Função
As Smartbands estão focadas na saúde e fitness, fazendo medições de tensão, contando passos ou monitorizando o sono.
Já as funções dos Smartwatches são muito superiores, oferecendo tudo o anterior e ainda a comunicação. Trata-se, na realidade, de um smartphone que é usado no pulso.
Tamanho e ecrãs
Os Smartwatches são geralmente maiores. Isto acontece pois, além de terem mais funções, têm ecrã tátil, permitindo operar com os dedos. Como se faz com um telemóvel.
Já as Smartbands são geralmente operadas por botões, embora também existam as que têm ecrã tátil.
Quanto ao ecrã, no Smartwatch é colorido e apelativo. Enquanto que as Smartbands têm um ecrã monocromático.
Utilização
Os Smartwatches foram feitos para serem usados no dia-a-dia. Tal como um relógio comum. Muitos têm inclusivé várias braceletes, para que o design da peça vá ao encontro do visual que pretende.
As Smartbands foram concebidas para a atividade desportiva e não ficam tão bem em determinadas ocasiões.
Interatividade
Esta é uma das principais diferenças. O Smartwatch tem uma interação a toda a prova, permitindo fazer e receber chamadas, enviar e ler mensagens de texto, receber notificações e muito mais. Se tiver colunas de som, até pode ouvir música alto enquanto corre!
Pelo contrário, as Smartbands não permitem nenhuma destas funções, limitando-se a registar dados.
Bateria
Embora os Smartwatches tenham uma bateria maior e com mais capacidade, também fazem mais operações. Assim, o tempo em que a bateria corre é sempre inferior ao das Smartbands. Em média, terá de carregar o seu Smartwatch diariamente enquanto que a sua Smartband poderá ficar 1 semana sem carregar.
Agora que conhece as diferenças e as semelhanças, é só ver o que melhor se adapta ao que precisa! Conheça a nossa oferta de Smartbands e Smartwatches.