11 dicas para aumentar o tempo de vida da bateria do smartphone

AE TEC bateria telefone3 | Auchan&Eu

O seu smartphone está sempre a pedir carga? Nos dias que correm, os smartphones estão sempre a ser solicitados. Chamadas telefónicas, com e sem vídeo, mensagens, vídeos, música, aplicações para se manter a par de tudo e de todos. É natural que sinta que está sempre a precisar de carregar o seu smartphone. Mas será que tem mesmo de ser assim?

Conheça as nossas dicas para aumentar o tempo de vida da bateria do smartphone

Algumas destas dicas poderão não estar disponíveis no seu modelo de smartphone, mas certamente que será possível tirar partido de algumas.

Encerre as aplicações que não está a usar

As aplicações estão, muitas vezes, a funcionar, mesmo que não as esteja a usar. Assim, uma forma de estender a bateria é encerrar as aplicações que não precisa.
No entanto, faça-o somente naquelas que não vai precisar, pois o arranque consome mais bateria do que a poupança por a ter fechado.

Ligue a função de ecrã sempre ligado

Pode parecer um contrassenso, mas tem uma razão de ser. Esta função permite que fiquem sempre visíveis funções básicas do smartphone, como a data, a hora e os ícones das notificações. Deste modo, não estará constantemente a ligar o ecrã só para ver as horas ou ver as notificações.

Reduza a luminosidade do ecrã

A luz do ecrã consome muita energia, pelo que diminuir essa luminosidade é uma ótima forma de reduzir esse consumo. Desligue a função de ajuste automático de iluminação, pois oferece quase sempre mais luz do que a necessária. Se precisar de mais, pode sempre aumentar, mas a poupança que consegue, no resto do tempo, é benéfica.

Reduza o tempo de inatividade

Ao ligar o ecrã do smartphone, este mantém-se ativo por um período de tempo, mesmo que não seja operado. Este tempo deve ser reduzido ao mínimo, reduzindo assim o consumo de energia.

Desative widgets

Os widgets permitem uma visualização constante de atualizações das apps, como de meteorologia ou calendário. No entanto, essa atualização permanente consome muita energia. Assim, se não precisa de estar sempre a receber atualizações de eventos, ou do estado do tempo, considere desativar os widgets.

Reduza o volume

Quanto mais baixo o volume, menos energia é consumida. Pode reduzir o volume de todos os sons que o smartphone emite, como o toque, notificações de mensagens e aplicações.

Desative o modo vibração

Se tem som no telefone, precisa mesmo que também vibre? Opte por um ou outro, para reduzir o consumo.

Desative o Wi-fi, Bluetooth, localização e NFC

Não precisa de ser tudo ao mesmo tempo, claro. A ideia é desativar o que não estiver a precisar, e aumentar assim a disponibilidade do seu smartphone.

Reduza as notificações

Haverá com certeza aplicações mais importantes do que outras. E, mesmo em cada aplicação, haverá temas ou pessoas mais importantes de acompanhar a cada momento. Prioritize e gira as notificações que recebe. Não só terá mais tempo de bateria, como também mais paz de espírito e capacidade de concentração.

Mantenha o telemóvel e aplicações atualizados

O sistema operativo que corre no smartphone é atualizado periodicamente, não só corrigindo problemas, como melhorando o seu funcionamento. O mesmo acontece com as aplicações. Embora possa não ser sempre o caso, ao manter tudo atualizado, o mais certo será melhorar a eficiência do smartphone e, consequentemente, o seu tempo de bateria.

Ative modo de poupança

Muitos telefones fazem-no de forma automática, quando têm menos de 20% de bateria. É também possível ativar de forma padrão. Este modo irá gerir, de forma automática, várias funcionalidades, reduzindo ao mínimo as solicitações do smartphone.