Guarde tudo o que é importante

AE tecnologia guardar tudo | Auchan&Eu

Longe vai o tempo em que fazíamos álbuns de fotografias, tinhamos documentos em papel e a música em CDs. Hoje em dia está tudo nos computadores e telemóveis, o que reduz imenso a necessidade de espaço físico. Mas faz aumentar a necessidade de espaço virtual, para nada perder!

Se não guarda todos os ficheiros, que tem no computador e telemóvel, noutro local, este artigo é para si

Os computadores são máquinas e, por definição, avariam. Já imaginou perder todos os seus documentos e fotos importantes, de um dia para o outro? E o telemóvel? Mensagens, notas, fotografias, vídeos. Uma imensidão de informação e recordação!

Não arrisque! Há imensas soluções de armazenamento que pode usar.

Vamos conhecê-las!

Uma pen para tudo e mais alguma coisa

As pens são muito acessíveis e pode ter uma série delas disponíveis, para vários back-ups de ficheiros. Além disso, são pequenas e fáceis de transportar. E podem até ser divertidas, com designs para todos os gostos. Há pens com elevada capacidade de armazenamento, pelo que tem bastante flexibilidade.
A desvantagem é poder perdê-las facilmente!

CD, DVD ou cartão SD

Uma opção também fácil é gravar os ficheiros em CD ou DVD. Sendo que o DVD tem muito mais capacidade. O cartão SD são mini cartões de memória, como os que se encontram nas máquinas fotográficas.
No entanto, será necessário colocar etiquetas informativas nos CD ou DVDs, caso contrário será difícil saber o que cada um contém. Além disso, e a não ser que sejam regraváveis, a informação só pode ser colocada uma única vez. Por isso, use-os somente para arquivo de informação que não será atualizada.
Quanto ao cartão, também tem o inconveniente de se perder com facilidade, até pela sua dimensão.
Em todos os casos, são soluções pouco práticas para back-ups frequentes, mas podem fazer sentido em alguns casos.

Discos externos

Neste caso, falamos de discos portáteis que se ligam a um computador para armazenar ficheiros. Possuem grande capacidade e são pequenos o suficiente para os transportar consigo. Mas não assim tão pequenos que seja fácil perde-los!

Na cloud ou nuvem

Existem variados serviços online de armazenamento de informação. Pode optar por serviços gratuitos, que geralmente oferecem uma capacidade de armazenamento mais limitada. Ou, se tem maiores necessidades de espaço, por serviços pagos.
A Apple, a Google, a Microsoft e a Dropbox são alguns exemplos de empresas que armazenam informação de outros na cloud.

O melhor conselho que podemos dar é o seguinte. Independentemente da solução que escolher, comece agora! Crie uma rotina frequente de back-up. E os seus ficheiros (e recordações) ficarão sempre em segurança.