A mobilidade sustentável é um tema que está na ordem do dia e há muitas pessoas a mudar o seu estilo de vida para tentar contribuir para a proteção do meio ambiente e a redução da pegada de carbono.
Mas serão as opções de mobilidade práticas e funcionais?
Que opções existem que podem ser fáceis de integrar nas nossas rotinas e contribuir em simultâneo para um mundo mais sustentável?
- Transportes públicos
Há uma crescente preocupação com a sustentabilidade ambiental na mobilidade urbana em Portugal. Estão a crescer as alternativas que contribuem para a redução da pegada de carbono, incluindo autocarros e elétricos.
- Bicicletas e ciclovias
O uso de bicicletas é cada vez mais popular e várias cidades do país têm uma oferta muito acessível de bicicletas elétricas partilhadas. Estas bicicletas permitem a sua utilização pontual através de uma app, ou através da subscrição de um passe diário, mensal ou anual. Este sistema permite a mobilidade sem ter de comprar a bicicleta e sem as preocupações de estacionamento. Basta apenas estacionar a bicicleta numa estação criada para o efeito. Por consequência as ciclovias estão a aumentar na maioria das cidades, tornando o ciclismo uma opção mais segura e conveniente.
- Cidades mais inteligentes
A tecnologia e o universo digital estão a tornar a logística dos transportes públicos cada vez mais simples: gerir horários e fornecer informação de tráfego em tempo real, adquirir passes integrados carregáveis eletronicamente incluindo autocarro, elétrico, metro, comboio e barco, e brevemente as bicicletas!
- Caminhada
Andar a pé é uma opção! Sobretudo porque o bom tempo permite deslocações mais aprazíveis e quase todo o país tem bom tempo mais de dois terços do ano!
- Carsharing
Se tem mesmo de se deslocar de carro, pode organizar com amigos, colegas e família as deslocações por forma otimizar a capacidade do automóvel. Podem até criar um calendário rotativo para partilhar as deslocações. Se vai fazer deslocações mais longas consulte amigos nas redes sociais porque há sempre alguém que pode ir fazer o mesmo percurso e está disposto a partilhar!