Em 2022, 94% dos nossos resíduos produzidos foram encaminhados para a valorização: cartão, plástico, metal, madeira, vidro, resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, lâmpadas, pilhas, tinteiros, baterias de automóvel, óleos alimentares e rolhas de cortiça.

Como funciona a valorização de resíduos?
A valorização energética consiste em incinerar os resíduos indiferenciados para produção de energia, evitando a utilização de aterros sanitários.
A valorização orgânica consiste em transformar os restos de comida em corretivo agrícola orgânico para utilizar na agricultura e jardinagem, durante a fermentação do processo de digestão anaeróbica o biogás formado é utilizado para produção de energia elétrica.
Quais os riscos para o ambiente quando se descartam resíduos?
Os resíduos, quando não são descartados de maneira correta, podem resultar em diversos problemas para o ecossistema, como a contaminação do solo, água e ar.
As beatas descartadas no chão representam uma ameaça significativa para o ecossistema aquático e terrestre, além do impacte causado pela toxina, podem originar incêndios e os organismos vivos podem ingerir ao confundir com alimentos.
Os plásticos quando depositados no chão podem ser encaminhados para o circuito de águas pluviais, sendo direcionadas para as ribeiras e rios até ao mar. Ao chegar aos oceanos, transformaram-se em microplásticos entrando na cadeia alimentar marinha e na do ser humano.
Celebrar o ambiente
Aproveitando que dia 17 de maio se assinalou o Dia Mundial da Reciclagem e a 5 de junho o Dia Mundial do Meio Ambiente, e como forma de comemorar ambos os dias, convidámos as nossas lojas a darem 94 minutos do seu tempo para cuidar da sua saúde e da saúde do planeta, fazendo uma breve caminhada conjugada com recolha de lixo.
O desafio lançado a todos foi: 94 minutos juntos por ti, por todos nós e pelo ambiente!
Os resultados:
- 184 voluntários
- 13 ações a nível nacional
- 15 parceiros: Câmaras Municipais e ONG’s
- 226kg de resíduos recolhidos: embalagens, plástico e metal