Quando do velho se faz novo, todos ganham. Ganha o planeta! é o mote deste novo projeto de instalação de máquinas de recolha de garrafas de bebidas em plástico não reutilizáveis e ao qual a Auchan se juntou através das lojas Auchan de Alfragide, Almada, Guimarães e Portimão.
Em conjunto, podemos reciclar mais
O objetivo desta campanha é, de uma forma simples, darmos uma nova vida às garrafas de plástico não reutilizáveis, transformando-as em matéria-prima para o fabrico de novas garrafas. Mais uma alternativa de reciclagem onde, todos juntos, contribuímos para reforçar os comportamentos sustentáveis.
Este projeto é gerido por um consórcio composto pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), a Associação de Águas Minerais e de Nascente de Portugal e a Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB).

Que embalagens pode reciclar através deste projeto?
São aceites garrafas de bebidas em plástico PET não reutilizáveis, com capacidade entre 0,1 e 2 litros, nomeadamente:
- águas
- sumos
- refrigerantes
- bebidas alcoólicas
Como depositar as garrafas na máquina?
As garrafas devem ser colocadas uma de cada vez, com a base virada para o interior da máquina e com os seguintes cuidados:
- Sem líquidos
- Sem espalmar
- Com o rótulo intacto (código de barras legível)
- Com tampa
Depois do sucesso atingido durante o primeiro ano de existência, o projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo” entra numa fase exclusivamente dedicada à vertente ambiental.
Já foram entregues mais de 15 milhões de garrafas, nas 23 máquinas instaladas em grandes superfícies comerciais. Foram atribuídos mais de 500.000€ em descontos aos consumidores e mais de 60.000€ em donativos, que serão entregues às instituições selecionadas por votação dos consumidores. Obrigado pela sua colaboração!
Face aos excelentes resultados do projeto, promovido pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática e financiado pelo Fundo Ambiental, informamos que foram já atingidos os objetivos em termos de incentivos aos consumidores e apoio social.
Numa fase inicial, era emitido um talão correspondente ao valor das garrafas depositadas (garrafas de 0,1 e 0,5 litros = 2 cêntimos e garrafas acima de 0,5 e até 2 litros = 5 cêntimos) para descontar na loja.
Na 2ª fase deste projeto, as máquinas funcionaram em regime exclusivo para donativos.
O valor obtido com a entrega das garrafas era doado a uma instituição social que promova iniciativas relevantes para a sociedade.
Esta 3ª fase do projeto é exclusivamente dedicada à vertente ambiental.
Continue a colaborar neste projeto com a entrega das suas garrafas nas máquinas disponíveis, que serão recicladas para darem origem a novas garrafas. Toda a informação sobre este projeto-piloto pode ser consultada no site Do Velho se faz Novo.