Ganso de porco recheado com frutos secos acompanhado de migas de grelos

GansoPorcoFrutosSecosMigasGrelos | Auchan&Eu
Auchan e Chef José Serrano
  • Médio
  • Mais de 1 hora
  • 4 pessoas
Download receita

Este prato preparado pelo Chef José Serrano tem inspiração em terras alentejanas, com o pão e as migas a acompanhar muito bem o preparado de ganso de porco.

Energia (kcal) :
884
Lípidos (g) :
44
Saturados (g) :
12
Hidratos de Carbono (g) :
69
Açúcares (g) :
13
Fibras (g) :
10
Proteínas (g) :
47
Sal (g) :
4.46

Preparação

  1. Preparação:
    Descasque e pique o alho. Arranje e lave os grelos e precoza num tacho ao lume com água abundante a ferver (reserve a água de cozer os grelos). Arrefeça os mesmos em água e gelo. Esprema os mesmos e reserve.

  2. Retire a côdea ao pão, corte em cubos pequenos e demolhe o mesmo em água morna. Deixe hidratar por 5 minutos e esprema os mesmos ligeiramente. Reserve.

  3. Lave e pique os coentros. Tempere o ganso de porco recheado de sal, pimenta e um fio de azeite.

  4. Confeção:
    Leve o ganso de porco a assar a 160ºC durante 1h30m.

  5. Num tacho ao lume, coloque um fio de azeite, em seguida o alho picado e deixe alourar. Junte os grelos ligeiramente picados, em seguida o pão, mexa e junte um pouco da água de cozer os grelos e um pouco do pingo do porco (termo técnico Alentejanos para se referir ao molho e gordura de assar o porco).

  6. Deixe o pão ferver durante 4 minutos, junte os coentros e está pronto. Acompanhe o ganso de porco com as migas de grelos.
    Dica do chefe:
    As migas por norma são salteadas em forma de omelete mas, caso não tenha muita destreza, pode apenas cozer as migas no tacho. A principal diferença da açorda para as migas é que a açorda é mais líquida e ligada com ovo e as migas mais sólidas e salteadas numa frigideira.

Dica do nutricionista

Para uma refeição nutricionalmente mais equilibrada, pode acompanhar com uma salada de vegetais ou legumes salteados.