Espetadas de porco com ameixa acompanhadas de cuscuz de especiarias

Ingredientes
- 4 espetadas porco com ameixas
- 250 g cuscuz
- 100 g cenoura
- 100 g curgete
- 1 pepino
- 1 iogurte natural
- q.b. hortelã
- 3 dentes de alho
- 1 sumo de limão
- 12 tomate cherry
- q.b. açafrão
- 1 pau de canela
- q.b. cardamomo
- 1 casca de limão
- q.b. azeite
- q.b. sal
- q.b. pimenta preta
Preparação
-
Tempere as espetadas.
-
Ferva água com as especiarias e casca de limão. Coloque o cuscuz num tabuleiro, hidrate com caldo de especiarias e tape com película aderente. Deixe repousar 10 minutos. Solte o cuscuz com a ajuda de um garfo.
-
Lave e descasque o pepino com o descascador, retire lâminas de pepino e reserve.
-
Descasque e corte a cenoura e a curgete em cubos pequenos.
-
Molho de iogurte:
Retire o soro do iogurte. Pique hortelã, sumo de limão q.b., sal q.b. e pimenta preta q.b. Misture todos os ingredientes. -
Empratamento:
Grelhe as espetadas, salteie o cuscuz numa frigideira, com um fio de azeite, com os cubos de cenoura e curgete. Finalize com hortelã. Sirva as espetadas acompanhadas do cuscuz. Decore com as lâminas de pepino, tomate cherry aberto ao meio e o molho de iogurte.
Dica do chefe:
Sem deixar de fazer o seu cuscuz, com água aromatizada com as especiarias, conheça uma forma rápida e fácil de fazer um cuscuz solto.
Dica do nutricionista
O cuscuz é um preparado de sêmola de cereais, sendo o mais comum o cuscuz de trigo. É um alimento muito versátil, podendo servir de acompanhamento, como prato principal, entrada ou até como sobremesa. Nutricionalmente, é caracterizado por um elevado teor em hidratos de carbono de médio índice glicémico e, por isso, é uma melhor opção para minimizar flutuações nos níveis de glicémia, quando comparado com outros acompanhamentos (como arroz branco e batata).