Os problemas urinários felinos, como o síndrome urológico felino, são doenças comuns. No entanto, é ainda pouco compreendida e afeta muitos gatos.
Os tipos mais frequentes desta doença incluem:
- condição inflamatória na bexiga e uretra
- formação de cristais ou cálculos na urina
A maioria dos gatos com esta doença não tem infeção bacteriana dos rins ou da bexiga. A irritação e o sangue que podem aparecer na urina são causados por inflamação da bexiga. Esta pode ter origem em infeções, cálculos urinários, trauma ou tumores.
Em muitos casos não é encontrada a causa subjacente
Suspeita-se que uma infeção viral ou o próprio sistema inflamatório possam causar esta patologia. Os sinais de doença do trato urinário inferior incluem:
- dificuldade em urinar
- vocalização
- tentativas frequentes de urinar
- urina com sangue
- urinar fora da caixa
Em alguns gatos, quando há uma obstrução ao fluxo urinário, podem existir:
- dor
- sinais de letargia
- vómitos
- debilidade
Os gatos afetados por este problema têm normalmente idades compreendidas entre os dois e os seis anos. São inativos e apresentam excesso de peso. Outros fatores de risco incluem:
- stress
- mudança no ambiente
- mudança na caixa das necessidades
- mudança na dieta
- água
Quando exibem alguns sinais de doença do trato urinário inferior, devem ser de imediato examinados por um médico veterinário. Se o sistema estiver obstruído, deverá ser algaliado para resolver a obstrução, enquanto a reposição de fluidos e outra medicação é realizada para estabilizar. Após serem examinados por um médico veterinário, irão necessitar de uma dieta especial. As dietas para os gatos com esta doença são formuladas para minimizar a formação de cristais na urina e para manter um pH urinário ácido. Também devem ter sempre água fresca ao dispor.