Como prevenir e detetar a diabetes em gatos

Como prevenir e detetar a diabetes | PETS - Auchan&Eu

A diabetes é uma doença grave, que afeta humanos, mas também animais. Nomeadamente os nossos amigos felinos. Saiba como prevenir esta doença, e também como estar atento aos sinais, para um diagnóstico correto.

Uma boa notícia é que é relativamente fácil prevenir a doença diabetes. Conheça os cuidados a ter!

6 passos para prevenir a diabetes

  1. Atenção ao peso
    Tal como nos humanos, o risco de ter diabetes do tipo II está muito associado a obesidade. Assim, por mais que seja fofinho ter um gato redondo em casa, o ideal é cumprir com a dose e a alimentação recomendada. E se quiser dar umas guloseimas, não se esqueça de compensar na dose habitual!
  2. Selecione o alimento certo
    É genericamente aceite pelos médicos veterinários que dar alimentos comerciais secos ou húmidos, a gatos, é a melhor forma de os alimentar. Selecione o mais correto para o seu gato, juntamente com o veterinário.
  3. Incentive o exercício
    É fácil os gatos em casa tornarem-se mais parados, se não houver incentivos para se mexerem. Arranje formas de os incentivar a exercitarem-se, com brinquedos em sítios elevados. É também uma ótima forma de reduzir a ansiedade de estarem fechados e sozinhos durante muito tempo!
  4. Visite o veterinário
    Ir ao médico veterinário 1 vez por ano, ou 2 vezes, se for um gato sénior, é essencial para detetar eventuais sinais da doença diabetes.
  5. Faça análises
    Fazer análises é mais uma forma de controlar a saúde do seu gato, e detetar precocemente uma possível complicação, como a diabetes.

Como detetar a diabetes?

Os principais sinais são sede e urinar de forma excessiva. Se a isto estiver associado um gato com excesso de peso, ou obeso, a existência da doença diabetes é muito provável.

Conheça os sinais mais comuns:

  • urinar frequentemente e em grande quantidade
  • beber muita água
  • sempre com fome
  • perda de peso
  • pelo seco
  • menos ativo
  • dorme mais

Esteja atento aos sinais. Mas, acima de tudo, esteja atento na prevenção, para que a doença diabetes não seja sequer uma possibilidade.