A época de férias está a chegar e este ano as férias serão passadas em Portugal. Por isso, é possível que leve o seu cão, sendo preciso que isso faça parte do planeamento. Afinal, queremos que as férias sejam mais um momento de diversão para todos, cão incluído!
O que ter em conta ao planear férias com o seu cão
Transporte
De carro, faça várias paragens ao longo do caminho. Dessa forma, o cão pode passear um pouco, beber água para hidratar e fazer as necessidades. Tente não deixar o cão sozinho no carro mas, se o fizer, deixe as janelas entreabertas e estacione à sombra.
Mala
É certo que os cães não precisam de roupa, mas precisam de outros objetos. Por isso, quando fizer as malas, faça também a do seu cão. Sugerimos que leve os seguintes ítens:
- Taças para comida e água e a comida preferida dele
- Etiqueta na coleira com morada de férias e número de telemóvel – embora o cão tenha microchip, caso o cão se perca é mais rápido contactar consigo
- Coleira e trela, de preferência incluíndo sobresselente
- Sacos para as necessidades
- Roupa para a cama e um cobertor (se as noites forem frias para onde for)
- Medicamentos necessários
Alojamento e localização
A casa vai ser estranha para o cão, o que aumenta o risco de ansiedade. Por isso, tente não o deixar sozinho. Se ficar num apartamento, e tiver varanda, esteja atento ao risco de queda. E entenda se o cão fizer as necessidades no sofá ou na cama, ou estragar alguma coisa. O ideal é ter um seguro que possa cobrir estas situações.
O principal é conseguir um espaço que aceite cães e que seja seguro. Se tiver um espaço exterior, será perfeito. Verifique se precisa de levar roupa para a cama do cão e se há taças para a comida.
Esteja atento às redondezas também, nomeadamente a situações que possam constituir perigo para o cão, como um lago, ou rio. Ou até uma quinta com gado. Caso prefira uma zona de praia, veja se pode levar o cão e o que tem de assegurar.
Finalmente, e caso goste de ir comer fora, veja antecipadamente quais os restaurantes que aceitam cães, nomeadamente em esplanadas. Assim poderá desfrutar de uma refeição, com o seu cão como companhia.
Atividades
Asseguradas as questões mais práticas, é hora da diversão!
Seja o que for que planear para as férias, tente incluir o cão o máximo possível. Ele pode fazer caminhadas, ir à praia ou até acompanhar os passeios de bicicleta!
As férias são o momento de criar memórias boas e reforçar laços, que perduram ao longo do tempo. Com os cuidados e a atenção necessários, o cão fica feliz só de estar com os seus donos.