O reforço positivo funciona?

O reforço positivo funciona?

O comportamento fortalece-se quando é seguido pelo reforço positivo e o treino de um cão não se limita apenas na fase de cachorrinho e deve continuar também na vida adulta, por forma a reforçar o comportamento.

Existem muitos métodos e diferentes técnicas de treino canino

Incluíndo o reforço positivo, uma opção que permite que percebas e te relaciones positivamente com a realização de uma atividade, ordem, etc. Diz ao teu dono que realizar este reforço é simples e consiste em premiar com guloseimas, carícias e palavras de afeto quando realizas corretamente uma tarefa. Ao contrário de outros métodos, vais entender todo o processo de uma forma mais divertida e faz com que te sintas útil seguindo as indicações.

Comida e brincadeiras são os elementos mais comuns usados no reforço positivo

Mas também se podem utilizar outras ferramentas no treino. Afinal, todos nós somos diferentes e temos preferências particulares. Por exemplo, o “clicker” é uma ferramenta avançada que aplica o reforço positivo com um pequeno instrumento que faz um som, melhorando, assim, a nossa atenção e perceção. Iniciar-se no “clicker” é uma ótima ideia para o dono que está a pensar em educar-te, uma vez que permite ‘capturar’ determinados comportamentos desejados.

Repreender-te e castigar-te não é uma forma de educar

Uma vez que te submete a uma situação de stress generalizado. De facto, recomenda-se sempre o reforço positivo na educação do cachorro, uma vez que ensinar de uma forma mais divertida faz com que te lembres mais facilmente.

Além disso, o reforço positivo permite um melhor relaxamento entre o pet e o dono e, consequentemente, uma melhor relação entre todos.