A acne felina é uma patologia dermatológica relativamente frequente e que pode ter várias causas. Afeta gatos de ambos os sexos e pode aparecer em qualquer idade. Pode existir só um episódio, vários de forma cíclica ou, então, persistir durante toda a vida do animal.
A zona mai afetada é, sobretudo, os lábios, principalmente o inferior e a zona do mento. A extensão e gravidade das lesões pode variar entre animais. Estes começam por apresentar comedões no mento e lábios, inicialmente assintomáticos. Estas lesões podem, no entanto, evoluir para:
- pápulas eritematosas
- pústulas
- foliculites
- furunculoses
- celulite
Pode haver alopécia na região afetada. Em casos mais severos, o mento e lábios podem estar edemaciados (inchados) e dolorosos.
Os fatores predisponentes são vários:
- defeitos da queratinização
- alterações dos folículos ou das glândulas sebáceas
- dermatites alérgicas
- dermatites de contacto
- stress
- imunodepressão
- higiene deficiente da zona
A utilização de comedouros e bebedouros de plástico, mais difíceis de higienizar corretamente, também predispõe. Estes devem, por isso, ser substituídos por outros de inox ou cerâmica e lavados regularmente.
Animais que apenas apresentem poucos comedões e estejam assintomáticos podem não necessitar de tratamento. Os tratamentos para a acne servem para controlar a patologia. Na maior parte dos casos, não se consegue uma cura definitiva.