Os pontos-chave para escolher um cão deverão ser:
Disponibilidade financeira
Um cão pode ser comprado (ou adotado), sendo que o preço varia consoante as raças e os criadores. O seu tamanho também deve ser tido em consideração. Neste sentido, um cão grande pode comer um quilo de ração diariamente. Pelo contrário, um cão pequeno come muito menos. As despesas médicas e higiénicas também estão associadas ao tamanho e raça do cão.
Estilo de vida
Os cães de porte pequeno a médio, e de uma raça menos ativa, são os mais adequados para viver em apartamento. O mesmo se passa quando o dono tem um tempo limitado para passear o animal todos os dias.
Espaço disponível
Os cães de grande porte precisam de espaço. Deste modo, não são apropriados para casas sem áreas exteriores ou de pequenas dimensões, como alguns apartamentos.
Temperamento
É de extrema importância e determina medidas de segurança. Por exemplo, as raças de guarda precisam de um dono que tenha tempo e capacidade de os ensinar. O treino correto é fundamental para que o animal seja obediente e evitar comportamentos agressivos.
Género
Os machos são, regra geral, mais territoriais e a convivência com outros machos pode ser difícil. O ato de marcar território é de extrema importância para os machos mas é uma característica que se pode tornar incómoda.
Saiba ainda como fazer a introdução de um novo animal.