Como todos os seres vivos, os gatos envelhecem, embora esse processo possa não ser tão notório como noutros animais. É, por isso, ainda mais importante saber reconhecer os sinais que o seu gato está a ficar mais velho. E, possivelmente, que precisa de cuidados e uma atenção diferentes.
Isto é ainda mais importante se não souber a idade do seu gato, o que acontece muitas vezes, quando se adota um animal de rua.
Sinais de que o gato está a envelhecer
Perda de apetite
Com a diminuição da vitalidade e necessidade energética, é muito provável que o gato tenha menos apetite. Isso não tem qualquer problema, por si só, sendo necessário adequar o alimento a essa nova fase da vida dele.
Problemas intestinais
Alguns gatos séniores sofrem problemas em defecar, por isso é importante verificar a caixa de areia. Se notar que o gato vocaliza de forma estranha, quando está na caixa de areia, tal pode indicar dor ou desconforto.
Perda de mobilidade
A uma menor energia está também associada uma perda de mobilidade do gato. Por vezes, essa perda está associada a doenças, como artrite, outras vezes é somente uma menor flexibilidade das articulações, típica da idade.
Mudança de comportamento
Quando estamos muito tempo com um gato, conhecêmo-lo bem. Por isso, irá notar se ele apresentar uma mudança de comportamento, mesmo que possa ser subtil. Se for drástica, consulte o médico veterinário, pois poderá não se dever somente à idade.
Pelo, pele, unhas e patas
Os gatos também ficam grisalhos, tal como nós. No caso dos gatos pretos, isso é mais notório, claro. De qualquer modo, o pelo começa a ficar menos brilhante e mais fino.
Quanto às unhas, podem ficar mais quebradiças e as almofadas das patinhas irão engrossar.
Aparecimento de doenças ou condições de saúde
Já referimos a artrite como uma das doenças comuns no envelhecimento dos gatos. Outros problemas de saúde como a obesidade, a perda de visão e audição, cancro, insuficiência renal e problemas na tiróide. A idade pode trazer estes problemas, os quais precisam de ser endereçados de forma apropriada.
Tenha atenção a estes, ou outros, sinais e ajude o seu gato a ter uma vida longa e com qualidade. Ele pode não saber agradecer como nós, mas irá fazê-lo da sua forma.