Ensinar o seu cão a largar é importante. Existem situações em que o cão pode pegar num objeto, inseto ou alimento perigoso e tem de obedecer de imediato ao comando “larga“ para não se colocar em risco.
O primeiro instinto do cão é fazer precisamente o oposto. Ou seja, morder no objeto com mais força quando se tenta retirar. Esta situação deve ser evitada porque alguns cães podem até tornar-se agressivos.
O que fazer nestas situações?
Ensiná-los a obedecer à palavra “larga” é mesmo a única solução.
O ideal é tentar usar técnicas de reforço positivo: usar guloseimas apropriadas e que eles gostem, para premiar o bom comportamento.
Como ensinar o cão a largar objetos?
- Escolha um espaço calmo sem muitas distrações
- Proponha um brinquedo que o cão já conheça e diga “pega” ou “toma”
- Depois de ele abocanhar o brinquedo, use a palavra “larga” e ofereça em troca a guloseima. Coloque a guloseima junto ao focinho do cão
- Insista até ele largar o brinquedo
- Repita a mesma sequência várias vezes
Faça várias sessões, em locais diferentes e com brinquedos distintos, para ele interiorizar a sequência. Seja paciente e transmita o máximo de calma possível para o cão aprender mais depressa.