Como tentar eliminar os estragos?

Como tentar eliminar os estragos?

Eliminar os estragos que os gatos fazem em casa preocupa muitos donos destes animais.

Os gatos são animais mais independentes e muito instintivos que facilmente se sentem bem em casa. Isto acontece principalmente se receberem bastante atenção e tenham uma relação amigável com o dono. São caçadores natos que transparecem essa capacidade em movimentos e atitudes típicas de caça. Desta forma, reagem a brincadeiras como se estivessem a caçar. Gostam imenso de brincar e é bom incitá-los sempre que possível, pois ajuda-os a manter a destreza natural.

No entanto, os gatos também são territoriais e têm comportamentos instintivos

Estes passam por querer marcar o território através de borrifar a zona com um pouco de urina, roçar a cabeça em objetos ou através de arranhadelas.

Para se conseguir alterar esse comportamento é preciso agir sob a sua origem ou arranjar alternativas. Por exemplo, a castração do gato resolve, em 90% das vezes, a marcação de território ao remover a parte hormonal da compulsão. Uma alternativa a arranhadelas nos móveis e cortinas da casa é arranjar troncos, ou objetos comercializados, que são próprios para os gatos exercitarem as suas unhas, e também dificultar o acesso a objetos que habitualmente o gato danifica.