O comportamento que atribuímos ao período da adolescência, aos humanos, parece ter muitas parecenças com uma fase concreta da vida dos felinos.
Entre a fase de serem pequenos e passarem para a idade adulta, ou seja entre 1 e 3 anos, podemos considerar que o gato está na sua “juventude”.
O comportamento começa a mudar e o gato torna-se mais explorador.
E percebe, progressivamente, que pode arriscar novas descobertas. Como saltar e subir a locais mais altos, sair de casa, testar objetos. É comum atribuírmos a esta fase uma conotação negativa de “só faz asneiras”. De facto, o gato vai explorar e testar os seus limites. E, se estiver confinado a uma casa, vai subir a todos os móveis, trepar pelas cortinas, saltar para parapeitos de janelas, derrubar objetos, etc.
Também pode parecer mais agitado e, por vezes, nervoso. Afinal há um mundo inteiro por descobrir! Não se deve castigar o gato nesta fase. Apenas tentar manter limites e redobrar os mimos, para ele se sentir bem em casa.
Pode estimular a descoberta com brinquedos adequados, criando espaços de descoberta e exploração:
- caixas com passagens
- objetos pendurados
- arranhadores com texturas distintas
- colunas para eles escalarem
Existem muitas opções que pode comprar ou até fazer pequenos projetos em casa.
É também natural que as fêmeas comecem a ter o cio, e por isso, para ambos os sexos, convém fazer a esterilização antes de um ano de idade. Consulte o veterinário para definir um plano de saúde e acompanhamento.