Adotar um gato é uma decisão importante, que deve ser ponderada com quem irá partilhar a vida com ele. Afinal, é um ser vivo com necessidades e vontades, que precisam de ser consideradas e cuidadas.
Por isso, trazer um gato para casa requer preparação, como muitas das mudanças que existem nas dinâmicas familiares. Quer seja um gato adulto, ou um gatinho bebé, há elementos semelhantes a ter em conta. O mais importante? Dedicar um pouco de tempo para esta preparação. Nós damos uma ajuda!
O que preparar para receber um gato
Uma área segura
Quer a casa já tenha gatos, ou outros animais, quer não, uma área segura para o gato é essencial, para o processo de integração. Pode ser uma divisão pequena, mas precisa de ser tapada e poder ser fechada.
Esconderijos
Os gatos são assustadiços, e geralmente avessos a mudança. É por isso natural que se escondam, quando chegarem à casa nova. Proporcione esconderijos seguros, como caixas de cartão ou panos em cima de cadeiras, que o permita esconder-se, facilitando chegar-lhe se necessário.
Apresente-se
Para um gato isso passa também pelo cheiro. Coloque uma peça de roupa sua, e de outros membros da família, no espaço do gato, para que ele reconheça a sua nova família.
O essencial
Uma caixa de areia, tigelas para água e comida, em áreas afastadas e alimentação. Os gatos são animais asseados e não gostam de comer onde fazem as necessidades. Quanto à alimentação, veja a mais adequada à idade do seu gato e não compre em muita quantidade. Os gatos por vezes são esquisitos com os sabores, e pode ser necessário trocar a ração.
Dedicação e tempo
Pode parecer supérfluo, mas dedicar tempo ao seu gato vai ajudar a que ele se sinta bem na sua nova casa, mais rapidamente.
Brinquedos
Os gatos adoram explorar e brincar, pelo que ter alguns brinquedos disponíveis é ótimo para que brinquem sozinhos, ou interajam consigo.
Um arranhador
Os gatos afiam as garras, é assim. Não vai conseguir evitar esse comportamento, mas pode direcioná-lo para onde não faça estragos na sua casa. Veja como fazer um arranhador em casa.
Cama
É opcional, pois nem sempre os gatos adotam uma cama. Eles adoram enroscar-se e dormem muito, mas pode ser no sofá ou numa cadeira macia. Garanta somente que há um espaço macio e quente para se deitarem a dormir.
Tire uns dias, se puder, passe tempo com o seu gato e deixe-o adotar a sua nova família
Conselhos da equipa do Centro Veterinário MyVet