Como limpar as patas após uma saída à rua

AE PET gato unhas | Auchan&Eu

Se o seu gato tem acesso livre à rua, quando volta a casa, é tempo de limpar as patas. Além de não saber onde o seu gato andou, e com o que contactou, quando chegamos a casa também tiramos os sapatos! Afinal, queremos a casa livre de sujidade e de bactérias prejudiciais à nossa saúde.

O mais importante é habituá-lo a fazê-lo. Nem todos os gatos gostam de ser manuseados, e se o habituar desde cedo, será mais fácil ter esse ritual rotinado.

Como limpar as patas do seu gato

Verificar se estão sujas ou feridas

Se detetar algum material agarrado, ou feridas, deve levar o gato ao veterinário para um cuidado médico adequado. Se estiverem simplesmente sujas, pode fazê-lo simplesmente em casa.

Junte os materiais

  • Toalhitas – podem ser reutilizáveis, feitas de tecido, ou descartáveis e adequadas para animais
  • Pano húmido
  • Toalha seca
  • Pinça

Segure o seu gato

Envolver o gato numa toalha ajuda a que se sinta mais seguro, e também a prevenir arranhadelas inadvertidas. Coloque-o no seu colo e fale com ele com calma e gestos suaves.

Limpe as patas

Dependendo da sujidade, use as toalhitas ou o pano húmido. Se for necessário retirar algum material mais agarrado, use a pinça e aplique um antisético, para prevenir infeção e ajudar a cicatrizar, se necessário. No final, limpe com a toalha seca.

Conselhos da equipa do Centro Veterinário MyVet