Quais os cuidados necessários na praia?

AE PET cao praia | Auchan&Eu

Sofrem com as altas temperaturas da mesma forma que os humanos. Por isso, é importante os donos ficarem atentos aos sinais que emitem, quando estão com calor. O principal é ficar ofegantes, pois é assim que acontecem as trocas de calor com o ambiente. Também ficam inquietos e procuram um lugar mais fresco com sombra.

Na praia, os cuidados a ter devem ser semelhantes aos que se têm com as crianças

Como sejam, muita hidratação e manter água fresca à disposição, assim como evitar passeios em horas muito quentes (preferir horários pela manhã ou final de tarde). Deve-se ter cuidado com o pavimento quente, como a areia da praia que esteve sob o sol bastante tempo. Os donos que façam o teste: se conseguem andar descalços, eles também conseguem.

Na praia, devem utilizar protetor solar especificamente para cães

Este não causa problemas caso seja ingerido. Deve colocar protetor no focinho, orelhas e ao redor dos olhos, se forem passar muito tempo expostos ao sol.

Sempre que entrarem na água, devem ser observados com cuidado os ouvidos

Um ouvido sujo e água são uma combinação que pode levar às chamadas otites. Se o cão tiver entrado na água e não parar de abanar a cabeça e mostrar-se inquieto, deve-se procurar um médico veterinário.

Adicionalmente, após um banho de mar ou rio, devem tomar banho com água doce

De seguida, ser bem secos, pois o calor e a humidade também favorecem as inflamações da pele.

Deve assim ser certificado que estão protegidos contra a Dirofilariose e a Leishmaniose e fazer a desparasitação interna e externa. Uma visita ao médico veterinário no início do verão ou antes de uma viagem é uma forma de evitar problemas.