Comer à altura certa

Os cães grandes ou gigantes têm especificidades, pelo seu tamanho, que implicam ajustes em várias rotinas associadas. Uma delas é a rotina da alimentação.

Assim, os comedouros e bebedouros devem ser ajustados à sua altura, por diversos motivos. Pode fazê-lo com suportes adequados, com alguns a possibilitarem o ajuste da altura. Ou encontrar uma solução em casa, com um móvel da altura adequada.

Como calcular a altura do comedouro

Pode tomar como referência o topo da pata dianteira do cão, ou altura do cotovelo – é uma boa altura para a base do comedouro.

Uma melhor postura

À partida, a postura num comedouro alto é mais benéfica para os cães, pois causa menor tensão na zona do pescoço. Principalmente em cães mais velhos e/ou com condições médicas como artrite.

Comer mais devagar

Um comedouro elevado ajuda a que um cão coma mais devagar. Isto é especialmente importante em cães de raça grande e gigante, que apresentam um maior risco de torção de estômago. Estes cães, ao comerem muito depressa, podem mastigar muito pouco, ou quase nada, e engolem também muito ar. Isto leva a uma rápida dilatação do estômago e a aumentar as probabilidades de uma torção de estômago.

Conselhos da equipa do Centro Veterinário MyVet

PUB PUB