Escovar regularmente o pelo do seu patudo não ajuda apenas a deixá-lo bonito, como também a prevenir problemas de pele e a estimular a circulação sanguínea!
Benefícios
- Remoção de pelos mortos: escovar o pelo regularmente ajuda a remover os pelos mortos e soltos que estão presentes no corpo do cão e que contribuem para formação de nós e para problemas digestivos quando ingeridos.
- Prevenção de problemas de pele: passar a escova pelo pelo do patudo pode ajudar a identificar alterações na pele, como feridas, erupções cutâneas ou outros sinais de doenças de pele, permitindo medidas rápidas e procurando ajuda veterinária.
- Estimulação da circulação sanguínea: escovar o pelo de forma regular estimula a circulação sanguínea, importante para fornecer nutrientes e oxigénio à pele, além de estimular as glândulas sebáceas que, consequentemente, produzem óleos que hidratam a pele e os pelos.
- Fortalecimento do vínculo emocional: este tempo a dois que dedica ao seu animal, num ambiente tranquilo e agradável, representa uma interação positiva que pode fortalecer o vínculo emocional entre os dois, bem como manter ou construir uma relação de confiança.
Quando devo escovar o patudo?
Cada cão é único e, portanto, a frequência com que deve escovar o pelo varia com fatores como a raça, a densidade do pelo e o seu comprimento, o ambiente onde vive…
Tipo de pelo
- Pelo curto: devem ser escovados uma vez por semana, exceto nos períodos de queda sazonal, onde a escovagem deve ser mais frequente, por existir uma maior quantidade de pelos soltos.
- Pelo médio: cães com pelo de comprimento médio requerem uma escovagem mais regular, de 2 a 3 vezes por semana, especialmente no pescoço, orelhas e cauda, as áreas mais propensas a criar nós.
- Pelo longo: devem ser escovados diariamente, para evitar nós, que podem causar muito desconforto ou até dor ao animal. Com uma escovagem diária, previne a formação de nós e mantêm o pelo limpo e bonito.
Como escolher a escova certa?
Para escolher uma escova adequada ao seu patudo, deve considerar o comprimento e a densidade do pelo, bem como a sensibilidade da pele.
- Cerdas de borracha: suaves e flexíveis, massageando a pele do cão enquanto removem os pelos soltos.
- Cerdas naturais: para pelos curtos e lisos, são suaves para a pele do cão e distribuem os óleos naturais da pele pelo pelo restante.
- Cerdas de madeira: adequada para pelos de comprimento médio a longo, que ajudam a remover os nós, mas não magoam a pele.
- Cerdas de metal: para cães com pelo longo, denso e mais propenso a criar nós, a escova com cerdas de metal ajudam a desembaraçar o pelo e a remover nós, mas pode ser bastante agressiva para a pele.
- Luva de borracha: ideal para os cães com pelo curto que não gostam de ser escovados, permite remover os pelos mortos enquanto se oferece carinho, proporcionando uma experiência mais suave e calma.