A alimentação deve estar livre de cereais?

Os cereais mais comuns encontrados em alimentos para gatos incluem:

  • trigo
  • farinha de milho
  • arroz

A maioria dos gatos não requer uma dieta sem cereais

No entanto, alguns têm essa necessidade, como os que tenham uma alergia diagnosticada por um médico veterinário.
Este tipo de alergias não é muito comum. Um estudo recente indicou que o milho é uma das fontes menos prováveis de causar alergias alimentares a um gato. Dos 56 gatos envolvidos no estudo, o milho foi responsável por apenas quatro casos de alergia. Enquanto isso, 45 gatos sofreram alergias associadas à ingestão de carne de bovino, leite ou peixe.

Os possíveis sintomas de uma alergia alimentar são

  • comichão
  • perda de pelo excessiva
  • zonas sem pelo
  • pele inflamada
  • feridas
  • cicatrizes

Os donos podem descobrir se existe alguma alergia, levando o seu gato ao veterinário para fazer um teste de eliminação. Este é o teste padrão para se diagnosticar uma alergia alimentar. Isto pode ajudá-los a determinar o que causa o desconforto.

Um equívoco comum acerca dos alimentos para gato livres de cereais é que isso significa que são ricos em proteínas

A proteína é especialmente importante na tua comida porque, ao contrário do que acontece com muitos outros animais, é a tua principal fonte de energia. O que muitas pessoas não sabem – 57% dos donos, de acordo com uma pesquisa do PetMD – é que os gatos conseguem digerir e absorver muito bem os nutrientes de ingredientes de alta qualidade à base de plantas. Na verdade, um alimento que dependa exclusivamente da carne como fonte de proteína pode conter demasiado fósforo. Embora este seja um nutriente essencial, existe uma ligação entre alimentos com alto teor de fósforo e a progressão da doença renal estabelecida em gatos. Vegetais e cereais são fontes baixas em fósforo e contêm muitos dos aminoácidos de que necessitas, proporcionando-te a fonte de proteína de que precisas para te manteres saudável.

O aspeto mais importante que os donos devem ter em mente, ao escolher um alimento, é que diferentes gatos podem ter diferentes necessidades nutricionais

Isso significa que não existe um tipo de comida perfeita para todos e é por isso que há no mercado uma variedade de alimentos indicados para satisfazer todos os requisitos nutricionais.