Cocktails com vinhos fortificados

AE FL vinhos cocktails | Auchan&Eu

Quem acha que vinho do Porto, Moscatel ou Madeira é vinho de velhos, para se beber no Natal, é porque nunca experimentou um bom cocktail de vinho. Encontre aqui 3 receitas deliciosas!

Há diversas formas e momentos para consumir vinhos fortificados. Pode ser “ao natural”, com uma raspa de limão, ou mesmo em cocktails.

Antes de mais, o que são vinhos fortificados?

São aqueles aos quais foi adicionada aguardente vínica durante o processo de fermentação. Em Portugal temos o Vinho do Porto, Moscatel de Setúbal, Madeira e Carcavelos. Todos eles são vinhos doces e com grau alcoólico perto dos 20%.
Exactamente por serem doces e fortes, resultam muito bem em formato cocktail, quando combinados com outros sabores, tornando-os vinhos mais leves e divertidos!

COCKTAIL de VINHO DO PORTO

Ingredientes:
4 cl Vinho do Porto branco Dry
2 cl Sumo de Laranja
1 cl Sumo de Limão
2 cl Xarope de Açúcar

Preparação:
Encher o copo com gelo picado. Adicionar o vinho do Porto branco Dry, sumo de laranja e sumo de limão e o xarope de açúcar. Mexer um pouco. Decorar com rosmaninho e amoras frescas.

Copo: tumbler alto

COCKTAIL de MOSCATEL DE SETÚBAL

Ingredientes:
5 cl Moscatel de Setúbal 5 anos
Ginger Ale
Casca de limão

Preparação:
Deitar 5 cl de Moscatel de Setúbal num copo com 2 a 3 pedras de gelo, encher com ginger ale e adicionar uma casca de limão

Copo: on-the-rocks

COCKTAIL de VINHO DA MADEIRA

Ingredientes:
5 cl Madeira Sercial (seco)
5 folhas de menta fresca
2 alperces desidratados
1 cl licor de baunilha

Preparação:
Cortar os alperces em pequenos pedaços ou tiras. Adicionar todos os ingredientes numa misturadora, juntamente com gelo. Agitar e servir com uma raspa de limão

Copo: alto de cocktail

Convide amigos e divirta-se a preparar estes e outros cocktails de vinhos fortificados criativos e saborosos!

madalena.vidigal web | Auchan&Eu

Madalena Vidigal, especialista em Enoturismo e Vinho.

Viaja pelo mundo “de copo na mão” a visitar adegas e a provar os mais diferentes vinhos! Autora do site EntreVinhas.com e podcast 5 Minutos de Vinho