O sono do recém-nascido é um tema recorrente, e que está na origem de muitas preocupações nos primeiros meses de vida.
Para além da adaptação normal que os bebés precisam para ter um sono mais longo e descansado, existem alguns fatores que podem prejudicar o sono do bebé.
Muitas vezes o bebé chora e os pais, não sabendo a origem, só se apercebem passado algum tempo que é simplesmente cansaço.
Nesse momento, será difícil o bebé conseguir adormecer com facilidade. Nessas situações, o ideal é tentar recriar um ambiente calmo e a média luz. Mas conseguir que o bebé se tranquilize e acabe por adormecer. Se for de dia, não deve recriar um ambiente totalmente às escuras. É importante que o bebé comece a distinguir o dia da noite.
As rotinas e os horários são essenciais
A verdade é que rapidamente irá perceber qual o ciclo natural do bebé, ou seja, quando é que ele tem sono e precisa de dormir. Sempre que possível respeite esses sinais.
Durante o sono, os bebés podem emitir sons que por vezes parecem queixumes ou ter reflexos musculares.
Não deve interferir. O bebé geralmente acalma-se sozinho.
O barulho exterior também pode perturbar o sono do bebé.
Se for possível pode colocar um som repetitivo e baixo para criar o “white noise”, que acaba por embalar o bebé no sono e criar uma barreira de som em relação ao exterior.
A troca de horários também pode ser complicada.
O período mais longo de sono deve ocorrer durante a noite, por isso as sestas de dia devem ser mais curtas. Veja os pormenores no nosso artigo sobre ciclos de sono.