O primeiro Natal do bebé é cansativo sobretudo para a mãe. Se o Natal for passado com a família mais próxima, será certamente mais calmo. Mas convém ter algumas questões em conta, para não ficarem ambos extenuados.
Dicas para o primeiro Natal com o bebé
Manter as coisas simples ajuda!
Não crie pressão adicional para um Natal muito elaborado e formal. Descontraia e pense que o bebé já consome muita dedicação, para ser possível ser também “organizadora de eventos”.
As prendas
Organize com antecedência a oferta de prendas do bebé, para poder otimizar o que família e amigos podem eventualmente oferecer: prendas práticas e que façam mesmo falta. Habitualmente as pessoas agradecem sugestões porque é difícil escolher prendas para bebés, que os pais apreciem, e que sejam de facto úteis.
Se o bebé for muito pequenino, não vai apreciar a animação, mas se tiver mais de 1 ano já percebe que se trata de um dia especial, apesar de não ter noção do que são as prendas. Muitas prendas para desembrulhar só vão gerar confusão.
O colo
Toda a gente quer dar colo. Colo é bom mas andar de mão em mão pode tornar o bebé inquieto e sujeito a contágios indesejáveis. Se puder evitar, será mais fácil para depois ter uma noite descansada.
Afastamento e apoio
O bebé pode requerer ser amamentado ou adormecido, o que pode implicar ter de afastar-se da ceia de Natal e das outras celebrações. É natural sentir-se um pouco à parte, mas o importante é saber pedir ajuda e ter o apoio e colaboração de todos os que estão presentes.
Atenção redobrada
O período do Natal em casa pode ser animado, mas confuso. Se tem outras crianças, ou até pets em casa, a atenção ao bebé tem de ser redobrada, para não haver acidentes.