5 brincadeiras para combater as birras

Muita atividade, muita energia e o cansaço que daí resulta levam muitas vezes as crianças mais pequeninas a ficar rabugentas e a fazer birras.

Existem alguns jogos e dicas simples que ajudam a acalmar. Aqui vão algumas sugestões:

  1. Respirar lentamente: fazer um jogo do pássaro, relaxar e contar até 5 várias vezes (durante 1 ou 2 minutos) de olhos fechados e a respirar lentamente. Pedir para eles pensarem num pássaro a voar sobre as árvores, sobre o mar, sem fazer um único ruído, só se ouve a deslocação do vento.
  2. Alongamentos: jogo de espreguiçar como e fosse um gato. Deitar no chão, esticar uma perna de cada vez, depois um braço de cada vez; de pé, com os pés ligeiramente afastados dobrar o tronco para a frente, inclinar os braços para baixo, descontrair a cabeça e o pescoço e ficar a relaxar… respirar devagar.
  3. Abraços prolongados: criar o minuto do abraço, dar abraços apertados de 30 segundos a todos os membros da família e aos bonecos e peluches preferidos também!
  4. Ouvir e contar: histórias de sons, fechar os olhos, ouvir e identificar sons e inventar uma história com a ajuda de um adulto (ex: “estou a ouvir um cão a ladrar”… sem abrir os olhos o adulto começa a construir uma história e vai fazendo perguntas para incentivar a criança a participar).
  5. Música: ouvir uma música calma e criar uma letra simples ou apenas um refrão que a criança possa entoar e cantar repetidamente.