Está aberta a época dos insetos e repelentes

AE mosquitos web | Auchan&Eu

O calor puxa por dias inteiros passados na rua e janelas abertas durante toda a noite. Isto significa também picadas no corpo, inchaço ou horas de caça a melgas e mosquitos, a não ser que faça do repelente o seu best friend forever!

As melgas e mosquitos que decidem fazer uma paragem na nossa pele ou que decidem dar-nos uma noite em branco, porque não conseguimos adormecer embalados ao som dos seus zumbidos, não são de evitar apenas porque são irritantes e incomodativos, mas também porque, quando somos alvo de uma ou mais picadas, faz com que a nossa pele tenha uma reação. Muitas vezes, a picadela deixada pelo inseto provoca uma inflamação na pele, acompanhada de inchaço, vermelhão, comichão e, por vezes, dor.

AE mosquitos 02 | Auchan&Eu

Alergias

Algumas pessoas podem ainda desenvolver uma reação alérgica, que tanto pode ser só no local da picada, como estender-se a outras partes do corpo, o que não é nada bom. Se ainda por cima é daquelas pessoas que é sempre “a vítima” deste tipo de insetos, saiba que isso tem a ver com o odor corporal, calor e emissões de dióxido de carbono produzido quando respira. E, é por isso, que há quem pareça mais suscetíveis a estas picadelas. Tudo isto pode ser evitado utilizando o repelente certo para si, a arma mais poderosa de que pode dispor.

Que tipos de repelentes existem?

Existem vários tipos, com diferentes formas de aplicação, entre elas em formato pulseira, roll-on, gel ou spray, mas fique a saber que nenhum deles mata insetos, apenas os afasta. No fundo, o fator mais importante a ter na escolha do repelente ideal é a sua composição.

Prefira repelentes com ingredientes conhecidos e estudados, como o DEET, a Icaridina e o IR3535.

  • O DEET é o repelente de insetos mais utilizado mundialmente, sendo considerado bastante eficaz. Concentrações de 10% podem ser utilizadas em crianças a partir dos dois anos, já para viagens a zonas tropicais, onde o risco de transmissão de doenças é superior, é recomendado uma concentração de 50%.
  • A Icaridina, por sua vez, apresenta uma boa relação eficácia/segurança, tem uma textura e odor agradável e pode ser utilizada a partir dos seis meses de idade.
  • O IR3535, um bio pesticida sintético, apresenta maior segurança, pelo que é o mais recomendado para grávidas e crianças.
AE mosquitos 01 | Auchan&Eu

Como aplicar?

Os repelentes são sempre mais eficazes se forem aplicados de acordo com as instruções de utilização. Ou seja, evite o contacto com a boca, olhos e zonas da pele com feridas. Repita a aplicação sempre que necessário, pois é preciso reaplicar várias vezes, principalmente em zonas quentes e húmidas. E sempre que aplicar protetor solar, o repelente deve ser colocado sempre depois e nunca antes. Antes de utilizar, lembre-se de aplicar o repelente apenas numa pequena parte da pele, para verificar se tem alguma alergia. Garantida a ausência de alergias, espalhe em toda a pele exposta e não debaixo do vestuário. Cubra bem todas as zonas, pois acredite que se deixar um pedaço de pele sem repelente, pode ter a certeza de que o inseto o vai atacar.

Na hora de dormir, o ideal é que tome um banho para retirar qualquer repelente que tenha fica no corpo. Para se proteger durante a noite, opte por investir em repelentes elétricos, dos que se ligam às tomadas, ou em redes para as janelas. Se depois de tudo isto ainda for picado, é possível aliviar os sintomas de uma picadela com alguns cuidados simples: lavar o local com água, para evitar infeções, e aplicar gelo para aliviar a dor e a comichão.

Prevenção contra insetos

Fazer passeios ao ar livre fora dos horários em que os mosquitos estão mais ativos é uma boa ideia, assim como evitar lagos e zonas húmidas. Cobrir o corpo, vestindo peças largas e claras, e evitar desodorizantes ou perfumes (pois os cheiros intensos atraem), também ajuda a que eles não se aproximem. E, claro, aplicar sempre repelente.

No fundo, o fator mais importante a ter na escolha do repelente ideal é a sua composição.

Artigo realizado pela Brand Story Content da Global Media Group para a Revista “A Minha Saúde e Bem Estar” da Auchan, edição nº86, 2022