Sem tempo para preparar refeições saudáveis?

ae refeicoes semana | Auchan&Eu

Quantas vezes já assumiu consigo próprio o compromisso de passar a ter uma alimentação mais saudável mas, por algum motivo, não levou o compromisso avante?

Se não tem por hábito ter uma alimentação saudável os primeiros tempos podem mesmo ser um verdadeiro desafio porque a mudança de hábitos (sejam eles quais forem) é sempre um processo difícil e que requer muita força de vontade e persistência.

A primeira tentação é procurarmos todas as desculpas e mais algumas para não o fazermos e para nos libertarmos do compromisso sem grande peso na consciência.

Vamos lá ver, toda a gente sabe que uma alimentação saudável:

  • é menos saborosa (afinal tem menos gordura, menos sal e menos açúcar, que são os ingredientes que dão sabor aos alimentos/refeições)
  • implica comer um conjunto de coisas de que não gostamos, por exemplo: legumes, sopa, fruta, abacate, óleo de coco e um mundo de alimentos com nomes estranhos como spirulina, açaí, goji, baobab, macha ou moringa, entre outros…
  • implica deixar de comer o que tanto gostamos, por exemplo: doces, enchidos, batatas fritas e outros snacks salgados
  • é mais cara
  • é mais complexa /menos prática

Será mesmo assim? Claro que não!

Do ponto de vista nutricional, uma alimentação saudável é uma alimentação variada (devemos comer de tudo um pouco, o segredo é comer na quantidade e na frequência certas), equilibrada (devemos dar preferência aos alimentos que constituem os grupos maiores da roda dos alimentos) e completa (devemos comer de tudo um pouco, por exemplo, quando se recomenda comer 2 peças de fruta por dia, deve fazer os possíveis para serem 2 peças de frutas diferentes). Saiba mais sobre o que é uma alimentação saudável aqui.

Quanto ao preço, como em tudo, depende das escolhas que faz, e aqui vai encontrar ajuda para garantir que a sua alimentação é saudável e não ultrapassa o seu orçamento.

Finalmente, falemos de praticidade.

Não há dúvida que, nos tempos que correm, poucas são as pessoas que conseguem ter tempo para estar na cozinha, com calma, a cozinhar refeições saudáveis (ou menos saudáveis, a falta de tempo está lá sempre, independentemente do que queremos cozinhar). A correria dos dias leva-nos, muitas vezes, a tomar decisões no momento e a optar por refeições prontas que, na sua maioria, são desequilibradas do ponto de vista nutricional e/ou são hiperprocessadas e/ou repletas de aditivos artificiais com impactos duvidosos para a saúde.

Neste caso, a primeira recomendação é tentar organizar a sua ementa semanal no fim de semana (ou quando estiver de folga): ver o que tem em casa, pensar no número de refeições que precisa preparar ao longo da semana, definir a ementa e pré-preparar tudo. Depois pode congelar em doses individuais as refeições que vai consumir mais no final da semana e vai descongelando conforme necessita. Pode procurar ideias nas Receitas da Vida Saudável. Chamo particular atenção para esta: 5 Marmitas saudáveis.

Mas há mais uma hipótese: procurar soluções saudáveis entre o que está disponível na sua loja Auchan. Desde sopas, saladas, frango assado, tudo pronto a comer, a kits de refeições que ficam prontos em minutos, vai encontrar soluções para ter refeições saudáveis, práticas e saborosas. Opte por produtos sem aditivos artificiais e com ingredientes que utilizaria se fosse você a cozinhar e lembre-se sempre de começar a sua refeição com uma sopa de legumes e de ocupar metade do seu prato com uma boa quantidades de salada e/ou legumes cozinhados acompanhados de um pouco de hidratos de carbono (batata, arroz, massa ou outro) e um pouco de proteína (varie entre proteína vegetal e animal e, entre a proteína animal, dê preferência ao peixe em detrimento da carne e prefira carne branca à carne vermelha).

Seja saudável!

catia miguel | Auchan&Eu

Cátia Gouveia Miguel
Nutricionista Auchan – Especialista em Nutrição Comunitária e Saúde Pública
Ordem dos Nutricionistas Nº 1757N