Consumir alimentos congelados pode trazer muitas vantagens, para a sua saúde e, para simplificar os seus dias, pode também ajudá-lo a reduzir o desperdício alimentar!
Os alimentos congelados são uma forma de ter à disposição frutas ou legumes frescos, que não se encontram disponíveis localmente, numa determinada altura do ano. O mesmo acontece com o peixe e moluscos. É também uma forma de ter este tipo de alimentos em casa, com uma validade muito extensa, o que nos ajuda a ter uma maior flexibilidade na organização das refeições.
O processo de congelação é feito de forma rápida, e com temperaturas muito baixas, o que permite manter a cor, textura, sabor e características nutricionais dos alimentos. As frutas e verduras são congeladas no seu ponto ideal de maturação e, quando comparados aos seus equivalentes frescos, podem até ter maiores vantagens nutricionais, pois foram conservados naquele momento. Enquanto o produto fresco, se não for consumido logo, também vai perdendo a sua frescura e nutrientes.
Para além das frutas e verduras, também a carne e o peixe têm imensas vantagens em ser comprados desta forma. O seu processo de descongelação deve ser feito primeiro no frigorífico e consoante as instruções do produto.
As refeições prontas congeladas são muito convenientes, já estão totalmente preparadas e muitas vezes não necessitam de descongelação.
No entanto, confirme a lista de ingredientes e valor nutricional para perceber se são equilibradas. Poderão ser tão equilibradas como uma refeição confeccionada por si. O código Nutri-score existente nos produtos marca própria Auchan, é uma ajuda para escolher refeições mais equilibradas. Opte por alimentos que são A e B, e deixe os outros para um consumo mais esporádico.
Algumas refeições congeladas A e B:
Experimente as nossas ideias de receitas, feitas com alimentos congelados:
Filipa Almeida Azevedo, Nutricionista Auchan
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº 1914N