Stevia: uma alternativa natural ao açúcar

Atualmente, são várias as alternativas utilizadas pela indústria como substitutos do açúcar. Os adoçantes estão cada vez mais presentes nos produtos que consumimos no nosso dia-a-dia e têm como vantagens o facto de não acrescentarem valor energético aos produtos alimentares e de apresentarem um poder adoçante muito superior ao do açúcar branco refinado. Na sua maioria são artificiais, como é o caso do aspartame, da sacarina ou da sucralose. Como principal adoçante natural, surge a Stevia.

O que é a Stevia?
Stevia Rebaudiana é uma planta originária da América do Sul, mais especificamente do Paraguai, tendo sido introduzida pela primeira vez na Europa em 1887. Das folhas são extraídos glicosídeos de steviol (como rebaudiosídeo A, steviosídeo ou isosteviol), responsáveis pelas suas propriedades adoçantes. A planta é colhida antes de florescer, já que é nesta altura que a concentração de glicosídeos de steviol é maior. Posteriormente é desidratada e as folhas são separadas do caule para serem processadas.
Vulgarmente conhecido por Stevia, este adoçante de origem natural pode apresentar um poder adoçante 30 a 320 vezes superior ao do açúcar refinado, dependendo dos glicosídeos de steviol constituintes. Não possui ainda valor energético nem afeta os valores de glicose no sangue, pelo que pode ser uma boa alternativa para indivíduos diabéticos e para o controlo de peso.
A presença de Stevia nos alimentos está identificada na lista de ingredientes pelo E960, referente a glicosídeos de steviol. A Stevia é adicionada essencialmente a refrigerantes, chocolates, bolachas, bolos ou gelados.
A Stevia pode encontrar-se no mercado conjugada com outros adoçantes artificiais ou pura, em forma líquida, em pó ou em drageias. Pode utilizá-la como substituto do açúcar em bolos e sobremesas, ou adicionar ao chá ou café. Se preferir, pode cultivar a Stevia em casa e utilizar as folhas para adoçar os seus pratos e sobremesas.
Apesar de ser uma boa alternativa ao açúcar pelo elevado poder adoçante e isenção de calorias, os estudos dos efeitos da Stevia no organismo humano são ainda limitados, pelo que deve consumir com moderação.

Equipa de Nutricionistas Auchan