O que precisa de saber sobre Alimentos Biológicos

| Auchan&Eu

Os alimentos biológicos têm ganho cada vez mais adeptos. Desde a segurança, ao menor impacto no ambiente, muitos consumidores reconhecem-lhes vantagens quando comparados com os alimentos convencionais. Conheça agora as respostas às principais dúvidas que habitualmente surgem em relação a este tema.

 

O que são hortofrutícolas biológicos?

São os alimentos que são cultivados sem o uso de substâncias químicas. Os princípios básicos da agricultura biológica são o respeito pelo ciclo e a diminuição do impacto do homem sobre o ambiente e o sistema agrícola natural.

 

Como se podem identificar os produtos biológicos?

Através do logotipo biológico da União Europeia, também conhecido por “Eurofolha”.

A utilização do  símbolo é obrigatória em todos os alimentos biológicos pré-embalados, produzidos nos Estados-membros, embora nos produtos importados seja facultativa.

Este logotipo permite identificar melhor e mais facilmente os produtos biológicos. A existência deste símbolo garante ao consumidor que o produto cumpre os requisitos do regulamento comunitário para a agricultura biológica.

 

Os alimentos biológicos são mais seguros?

As opiniões não são consensuais!

As normas de segurança alimentar aplicam-se tanto aos alimentos convencionais como aos alimentos biológicos.
Os alimentos biológicos são certificados, não devem conter resíduos de pesticidas, nem de medicamentos veterinários e o uso de aditivos é muito mais restrito do que nos alimentos convencionais. Os limites legais estão bem fixados, pelo que o seu consumo não acarreta riscos.

No entanto, há quem defenda que os produtos biológicos, por não serem utilizados pesticidas durante a sua produção, poderão ter mais microrganismos patogénicos (que não provocam alterações nos alimentos) e micotoxinas (substâncias químicas produzidas por determinados fungos). Por outro lado há quem alegue que os resíduos de pesticidas e de medicamentos de uso veterinário, mesmo em doses abaixo do limite máximo de resíduos, não é inofensivo.

 

São mais ricos em nutrientes?

Sim.

No entanto, embora alguns estudos identifiquem os alimentos biológicos como nutricionalmente mais ricos do que os alimentos convencionais (devido a uma maior riqueza em antioxidantes), este maior teor em nutrientes não se tem demonstrado significativamente superior aos alimentos que não são de origem biológica. Assim, os benefícios reais para a saúde são difíceis de atribuir devido ao número limitado de estudos e à grande variedade dos dados.

 

Os alimentos biológicos são mais amigos do ambiente?

A agricultura biológica é mais sustentável e mais amiga do ambiente. Este tipo de agricultura é um sistema de exploração sustentável que procura obter produtos de elevada qualidade e através de processos que não sejam nocivos para o ambiente. Tem como base a utilização dos recursos renováveis (sempre que possível), a promoção do uso responsável, a conservação da água e a utilização de materiais recicláveis, reciclados e biodegradáveis.

Ao optar por produtos biológicos, estará a promover um sistema agrícola menos poluente.

A melhor forma de se obter todos os nutrientes necessários ao organismo é através de uma alimentação variada, ingerindo na dose recomendada todos os alimentos presentes na roda dos alimentos, e de preferência através de uma alimentação que preserve o ambiente.

Uma dieta equilibrada e sustentável, combinada com a prática de atividade física, são os fatores que contribuem com maiores benefícios para a sua saúde.

 

Graça Raimundo, Nutricionista e Professora adjunta da Licenciatura em Dietética e Nutrição da ESTeSL.