Lá diz o ditado: Uma maçã por dia não sabe o bem que lhe fazia

Uma maçã por dia mantém o médico longe

O consumo diário de, pelo menos, 400g de frutas e legumes é importante para obter as quantidades adequadas de vitaminas e minerais. Estes garantem o bom funcionamento de todas as funções vitais do seu organismo, por forma a otimizar a sua saúde.

É por isso que a maçã, tal como outro fruto, é importante. Sendo assim, deve ser incluída na nossa alimentação devido aos benefícios que as suas características proporcionam. Por exemplo:

  • com uma maçã de tamanho médio, com aproximadamente 160g, consegue obter uma porção de fruta (o total diário deverá ser entre 3 a 5 peças de fruta)
  • uma maçã de tamanho médio fornece 14% da quantidade diária recomendada de vitamina C (11 mg)
  • a maçã é fonte de fibra que ajuda o trânsito intestinal
  • uma forma saudável e saborosa de preparar maçãs para a sobremesa é assá-las no micro-ondas apenas com uma saqueta de chá de ervas, como camomila, um pau de canela e um pouco de água no fundo. Não necessita de adicionar açúcar

Apesar das características da maçã, não nos devemos esquecer de incluir na nossa alimentação outros tipos de fruta. Estas têm características, por norma ligeiramente diferentes, sendo importantes fontes nutricionais para o nosso organismo.

Revisto pela equipa de nutricionistas Auchan