Jantar com os amigos, quem não gosta?
O desafio é então oferecer opções saudáveis à mesa quando se recebem os amigos em casa. De facto, nestes eventos, temos por vezes uma grande preocupação com o aumento da probabilidade de não se conseguir manter uma alimentação saudável. Até podemos conseguir controlar o que comemos – e o objetivo é mesmo fazê-lo – mas é muito frequente encontrarmos alguns tipos de alimentos mais calóricos nestas refeições.
Claro que podemos manter esse convívio, mas não nos devemos esquecer que é possível fazê-lo com refeições e petiscos mais saudáveis, que nos permitam estar com a família ou entre amigos sem estar constantemente a sermos forçados a controlar a nossa alimentação. É óbvio que é muito mais fácil controlar o menu quando esses convívios são em nossa casa, mas também pode oferecer-se para levar uma entrada saudável ou uma salada ou legumes para o almoço ou jantar.
Por isso mesmo, podemos colocar em prática vários truques:
Entradas
Existem vários pratos que podemos servir como entrada aos nossos convidados e que não vão deixar de lhes saber bem. A sopa de legumes é realmente uma das primeiras opções a considerar, já que é um prato bastante saudável que todos devemos incluir no nosso dia-a-dia. No entanto, existem mais opções:
- Salada de abacate, queijo fresco, pimento, rúcula e frutos secos.
- Palitos de cenoura com húmus de beterraba.
- Espetadas de queijo mozarela com tomate cherry.
- Cogumelos salteados com ovos mexidos.
Menu
Antes de mais, é importante ter em atenção o tipo de confeção do prato principal e por isso mesmo será melhor optar por assados, estufados, grelhados ou cozidos. Deixe de lado os fritos (batatas fritas) e salteados com muita gordura. Por vezes, a questão de haver muita gente à mesa para jantar leva a que optemos por pratos menos saudáveis, como bacalhau com natas ou lasanha. Mas se pensar um pouco, vai perceber que também pode optar por cozinhar uma perna de peru, polvo/pota ou um prato de pargo.
Por outras palavras, existem várias opções bem mais saudáveis que também são adequadas para servir numa refeição para muitas pessoas. Para acompanhar, é só confecionar batata-doce (pode aproveitar o calor do forno e fazer assada) ou então fazer arroz e legumes.


Saladas
Tempere-as com azeite e vinagre. Deixe de lado os molhos de mostarda ou o ketchup. Se, por vezes, nas alturas de frio e mau tempo, não nos apetece uma salada, pode sempre optar por legumes salteados, cozidos ou estufados. É fundamental ter sempre legumes e/ou salada a acompanhar as refeições principais.
Bebidas
Claro que a água é sempre a melhor escolha. No entanto, poderá optar por outro tipo de bebidas, desde que deixe de lado os refrigerantes ou os néctares. Pode fazer um chá de ervas e deixar arrefecer, o que fica ótimo para acompanhar a refeição, ou ainda optar por sumos naturais, de preferência feitos em casa.
Sobremesa
Preferencialmente, a sobremesa deveria ser seria fruta fresca, cozida ou assada, ou mesmo uma salada de fruta. No entanto, se quiser mesmo algo mais doce, pode fazer, por exemplo, uma mousse de fruta, triturando um iogurte com manga e colocando no frigorífico. Ou então um delicioso e igualmente rápido lassi de manga.
É sempre possível agradar os nossos convidados de uma forma mais saudável!
Maria Gama, Nutricionista e autora do projeto “Põe-te na linha”
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº1727N