Intolerância ao glúten?

A doença celíaca é uma doença auto-imune que ocorre em indivíduos com predisposição genética causada pela permanente sensibilidade ao glúten.

A única forma de a combater é eliminar totalmente o consumo de alimentos com glúten como o trigo, a cevada, o centeio, a aveia e derivados destes cereais.

Relativamente à aveia, o seu consumo, mesmo no seu estado puro (isto é, aveia não contaminada com glúten advindo de trigo, centeio ou cevada), é ainda controverso. Se por um lado, estudos recentes demonstraram que a longo prazo a ingestão de aveia tem-se mostrado segura para a maioria, por outro, houve ainda um pequeno número de indivíduos com doença celíaca que não toleraram a aveia. Por este motivo, o consumo de aveia ainda não é claramente recomendando a nível global sendo que, a ser consumida é impreterível garantir que a mesma é pura.

Na presença de doença celíaca, a alimentação deve manter-se variada e equilibrada, num padrão alimentar global saudável, ao mesmo tempo que se excluem os alimentos e produtos alimentares com glúten. Assim, devem privilegiar-se os alimentos naturalmente isentos em glúten como a carne, o peixe, os laticínios simples, legumes, frutas e tubérculos, leguminosas, sementes e cereais naturalmente isentos de glúten como o arroz, o milho, o trigo-sarraceno e a quinoa; e procurar-se alternativas saudáveis aos produtos que contêm glúten ou assumir o verdadeiro leme da cozinha, na preparação de pães e outros produtos e receitas sem glúten! Atualmente, já se encontram alternativas de pão com farinhas de cereais integrais, cereais simples de pequeno-almoço sem adição de gordura e açúcares, ou até as bem conhecidas tortitas de arroz ou milho.

Para prevenir o consumo inadvertido do glúten, a leitura dos rótulos é essencial.

Vera Fernandes, Nutricionista do Programa de Alimentação Saudável do Jumbo.
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº 1581N.
Co-autora do livro “Doença Celíaca da Clínica à Dietética”.

Consulte aqui o Catálogo de produtos sem glúten, lactose e ovo de marca Auchan.

PUB PUB