Grão de Aveia

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A aveia é uma planta da família das gramíneas e divide-se em três espécies: Aveia preta, aveia amarela e aveia branca.
A aveia preta é utilizada essencialmente para alimentação animal, enquanto a amarela e a branca são destinadas a consumo humano, com um conteúdo elevado de fibras solúveis, vitaminas e minerais.

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A fibra alimentar pode ser classificada de duas formas: solúvel e insolúvel.

Solúvel: em quantidade considerável em alimentos como a aveia, cevada, hortícolas, leguminosas e algumas frutas.
Insolúvel: essencialmente em vegetais de folha verde, cereais integrais e farelo de trigo.

A fibra tem efeitos benéficos no controlo da diabetes, melhora o trânsito intestinal, aumenta a saciedade, ajuda a reduzir os valores séricos do colesterol, ajuda a prevenir doenças do coração e pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de cancro, principalmente do cólon.

Recomenda-se a ingestão diária de pelo menos 25g de fibra para um adulto saudável.
A aveia (não contaminada) é um excelente alimento para doentes celíacos, pois é naturalmente isento de glúten. No entanto, pode sofrer contaminação cruzada durante o cultivo, transporte ou armazenamento: por isso, deve-se ter sempre em consideração este aspeto e examinar sempre o rótulo do produto.

Antes de consumir o grão de aveia, é aconselhável demolhá-lo durante a noite para confecionar no dia seguinte.

A aveia pode ter diversas aplicações na cozinha, podendo ser usada para fazer papas, crepes, panquecas, barras de cereais, crumbles e bolos. Pode também ser acrescentada ao leite ou iogurte e pode estar presente em diversos tipos de pão, o que dá origem a uma grande variedade de pequenos-almoços e lanches bastante saudáveis.

A aveia também pode ser incluída em sumos, batidos, saladas ou ainda sopas, para os mais aventureiros!

Elisa Russo
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº2086N