Farinha de tremoço: um tesouro nutricional ainda escondido

Farinha de tremoço: Conheça os benefícios

O tremoço constitui a semente contida na vagem do fruto do “tremoceiro“. A sua floração ocorre na primavera e verão. Trata-se de um dos aperitivos mais apreciados, em particular no Verão, que engloba propriedades nutricionais muito interessantes.

O tremoço, à semelhança de outras leguminosas, como o grão, o feijão, a lentilha, a fava ou a ervilha, apresenta propriedades nutricionais muito interessantes para a saúde, como sejam:

  • elevada quantidade de proteína (três vezes superior à do leite de vaca, por exemplo)
  • ácidos gordos insaturados ómega 3 e ómega 6
  • ferro
  • fósforo
  • potássio
  • fibras (cerca 30% a 40% da sua composição)

Contudo, na sua versão “crua”, apresenta aminoácidos e alcaloides neurotóxicos. Estes são eliminados, depois de cozidos e cobertos com água.

A água deve ser mudada com frequência, durante vários dias, até o sabor amargo original, proveniente dos alcaloides, ser eliminado. A partir desse momento, pode ser consumido.

Propriedades nutricionais e modo de utilização

A Farinha de tremoço constitui uma forma alternativa de consumir o tremoço. É também um alimento com elevado interesse nutricional, visto que mantém uma composição nutricional semelhante à do alimento que lhe deu origem.

Derivado do seu elevado teor de fibra, o seu consumo pode ser uma estratégia para controlar o apetite, aumentar a sensação de saciedade, favorecer o controlo dos níveis de colesterol e regular o trânsito intestinal.

Aplicações da Farinha de Tremoço

Nota: Torrar a farinha antes da sua utilização confere-lhe melhor sabor.

Pães, bolos, bolachas e barras

Pode ser utilizado para substituir as farinhas convencionais, em receitas de pão, bolachas, bolos e barras. Neste caso, convém apenas substituir uma parte da farinha convencional por farinha de tremoço, de modo a não comprometer a textura e consistência da preparação.

Batidos e sumos

Adicionar uma colher de sopa, para aumentar o valor energético e nutricional.

Panquecas e pizzas

Utiliza-se para substituir as farinhas convencionais, tornando-as mais saudáveis.

Sopas

Utilizado para dar consistência e sabor e para reforço energético e nutricional. Deverá adicionar uma colher de sopa de farinha de tremoço, à sua sopa, e dissolver muito bem.

Hambúrgueres e pastéis

A farinha de tremoço pode também ser utilizada na elaboração de hambúrgueres ou pastéis vegetarianos, com a finalidade de conferir melhor consistência.

Ana Rita Lima 
Nutricionista Jumbo 
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº 3003N

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