O tremoço constitui a semente contida na vagem do fruto do “tremoceiro“. A sua floração ocorre na primavera e verão. Trata-se de um dos aperitivos mais apreciados, em particular no Verão, que engloba propriedades nutricionais muito interessantes.
O tremoço, à semelhança de outras leguminosas, como o grão, o feijão, a lentilha, a fava ou a ervilha, apresenta propriedades nutricionais muito interessantes para a saúde, como sejam:
- elevada quantidade de proteína (três vezes superior à do leite de vaca, por exemplo)
- ácidos gordos insaturados ómega 3 e ómega 6
- ferro
- fósforo
- potássio
- fibras (cerca 30% a 40% da sua composição)
Contudo, na sua versão “crua”, apresenta aminoácidos e alcaloides neurotóxicos. Estes são eliminados, depois de cozidos e cobertos com água.
A água deve ser mudada com frequência, durante vários dias, até o sabor amargo original, proveniente dos alcaloides, ser eliminado. A partir desse momento, pode ser consumido.
Propriedades nutricionais e modo de utilização
A Farinha de tremoço constitui uma forma alternativa de consumir o tremoço. É também um alimento com elevado interesse nutricional, visto que mantém uma composição nutricional semelhante à do alimento que lhe deu origem.
Derivado do seu elevado teor de fibra, o seu consumo pode ser uma estratégia para controlar o apetite, aumentar a sensação de saciedade, favorecer o controlo dos níveis de colesterol e regular o trânsito intestinal.

Aplicações da Farinha de Tremoço
Nota: Torrar a farinha antes da sua utilização confere-lhe melhor sabor.
Pães, bolos, bolachas e barras
Pode ser utilizado para substituir as farinhas convencionais, em receitas de pão, bolachas, bolos e barras. Neste caso, convém apenas substituir uma parte da farinha convencional por farinha de tremoço, de modo a não comprometer a textura e consistência da preparação.
Batidos e sumos
Adicionar uma colher de sopa, para aumentar o valor energético e nutricional.
Panquecas e pizzas
Utiliza-se para substituir as farinhas convencionais, tornando-as mais saudáveis.
Sopas
Utilizado para dar consistência e sabor e para reforço energético e nutricional. Deverá adicionar uma colher de sopa de farinha de tremoço, à sua sopa, e dissolver muito bem.
Hambúrgueres e pastéis
A farinha de tremoço pode também ser utilizada na elaboração de hambúrgueres ou pastéis vegetarianos, com a finalidade de conferir melhor consistência.
Ana Rita Lima
Nutricionista Auchan
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº 3003N